Zona Leste vai ganhar mais uma farmácia Dose Certa

Diário de S.Paulo - Quarta-feira, 2 de novembro de 2005

qui, 03/11/2005 - 11h14 | Do Portal do Governo

Mais uma farmácia do Programa Dose Certa, do Governo do estado, será inaugurada amanhã em São Paulo. A nova unidade vai funcionar no Terminal de Ônibus São Mateus, na Avenida Adélia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, Zona Leste. Até o fim deste ano está prevista a entrega de outras oito unidades, totalizando 20 farmácias espalhadas por estações de trem, metrô, ônibus e em centros hospitalares da Capital.

Criado em 2004, o programa já conta com unidades funcionando em 10 estações do metrô e uma no ambulatório de especialidades da Rua Martins Fontes, 208, Consolação. Ao todo, já foram distribuídos 25 milhões de medicamentos. São 41 tipos básicos de remédios, como anti-hipertensivos, analgésicos, antitérmicos, antibióticos, xaropes, antiinflamatórios e pomadas.

O medicamento só pode ser retirado com receita emitida por médico do Sistema Único de Saúde (SUS). O receituário deve estar dentro da validade, que é de 90 dias a contar da emissão, e os remédios devem ser prescritos pelo princípio ativo e não pelo nome comercial. As farmácias funcionam das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

As próximas unidades da farmácia Dose Certa a serem inauguradas vão funcionar nas estações de trem de Santo Amaro, Guaianazes, Perus, Piqueri, nos hospitais Santa Marcelina do Itaim Paulista, Sapopemba, Pedreira e Mandaqui. O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estarão presentes à inauguração da 12ª farmácia.