Zona Leste elege seu galã da terceira idade

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 6 de agosto de 2004

sex, 06/08/2004 - 10h00 | Do Portal do Governo

Concurso, realizado ontem pelo Centro de Referência do Idoso, contou com 26 participantes

GILBERTO AMENDOLA

Um sapato bem lustrado, calça justa e camisa de linho. No bolso, pente flamengo e um lenço meticulosamente dobrado. No mais, ser educado, bom vivant, ter valsa no pé e saber conduzir uma dama na hora em que a vitrola tocar Gardel. Para a turma que ainda ostenta bonita cabeleira, a boa velha gomalina. Já para os carecas, o grande segredo é assumir.

Os sábios conselhos acima foram listados pelos 26 participantes do concurso que elegeu ontem o ‘Galã Terceira Idade da Zona Leste’ – evento patrocinado pelo Centro de Referência do Idoso (Cri), órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

Por volta das 15h, os concorrentes desfilaram para uma platéia de aproximadamente 300 pessoas (em sua maioria mulheres), que aplaudiam e gritavam o nome dos favoritos. ‘É o número quatro! Ele é um exemplo de elegância. Pena que é casado’, brincou Irlane da Silva Santos, 68 anos.

Antes do resultado, o clima lembrava o de um concurso de miss. ‘Estou ansioso. Sou vaidoso e acho que tenho chances. Se perder, vou me consolar com a esposa e algumas namoradas’, confessou Miguel de Paula Camargo, 66 anos.

Apesar da competição, a coordenadora do Cri, Rosa Maria Barros dos Santos, lembrava que o objetivo do concurso é quase terapêutico: ‘O importante é recuperar a auto-estima do idoso. Eu quero que eles saíam de casa e se sintam bonitos’.

O júri, formado por assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros, votou em cinco categorias: mister sorriso, mister timidez, mister simpatia, mister beleza e, é claro, o galã terceira idade. Após o suspense de praxe, os organizadores anunciaram os vencedores.

O sorriso mais bonito foi o de Sebastião Pereira da Mota, 72 anos: ‘Foi essa convivência com outras pessoas que me fez voltar a sorrir’, disse. O mais simpático da turma é Valdete Luiz Nascimento, 60: ‘Tô sempre agitando e participando de atividades’, afirmou.

Hamilton Candido de Oliveira, 72, foi eleito o mais bonito. ‘Me cuido. Gosto de ficar bonito para as minhas amigas’, contou. O tímido Erasmo Corrêa, 76. não quis falar. Para fazer jus à premiação de mister timidez, quando anunciado seu nome, ele se escondeu.

Mas o grande vencedor da tarde foi Alfredo Felipe de Araújo, 83. Esse cearense, pai de 10 filhos, 28 netos e 6 bisnetos, é o primeiro Galã da Terceira Idade da Zona Leste.

Dono de uma proeminente barriga, provou que elegância é uma questão de atitude. ‘Agora, sou um homem mais feliz. Imagina o sucesso que vou fazer nos bailes? Todas vão querer dançar comigo’, comemorou.

O galã do momento recebeu sua faixa de vencedor e um beijo da filha caçula, Jaqueline Araújo, 42. ‘Meu pai é um amor, não é? Um coro de animadas velhinhas respondeu: ‘Muito, muito, muito’.