Zona Leste da Capital ganha a primeira Delegacia Poupatempo

Diário de S. Paulo - 17/6/2002

seg, 17/06/2002 - 13h23 | Do Portal do Governo

Objetivo é mudar o péssimo atendimento dos distritos policiais por novo padrão de serviços

A cidade de São Paulo ganhou ontem a primeira Delegacia Poupatempo do estado, que deverá, segundo o Governo, oferecer um novo padrão de prestação de serviços nos distritos policiais, famosos pela aparência rústica e pelo péssimo atendimento. O 24º Distrito Policial (Ermelino Matarazzo), o prédio passou por uma grande reforma e ficou com aparência de um escritório. O Governo estadual planeja inaugurar até o final do ano 14 Delegacias Poupatempo.

A Secretaria da Segurança Pública gastou R$ 20 mil com a reforma e firmou parceria com o Banco Santander, que comprou material e equipamentos para a delegacia. Foram construídas entradas separadas para criminosos, atendimento social e vítimas de seqüestros e estupros.

O Governo procurou retirar da Delegacia Poupatempo o estigma da delegacia tradicional, preocupando-se com os aspectos arquitetônicos e estéticos do prédio. Foi construída sala de espera onde há televisão, máquina de café, cadeiras acolchoadas, quadros, luz ambiente, e revistas doadas pelo Instituto Brasil Leitor.

Para agilizar o atendimento, foi instalado ainda um sistema informatizado de pré-atendimento ao público. A pessoa receberá uma senha eletrônica e será encaminhada para um dos três setores da delegacia: plantão social, setor jurídico ou o serviço social.

Segundo o governador Geraldo Alckmin, o atendimento inicial será feito por assistentes sociais e estagiários de assistência social e direito, liberando os policiais para as ruas. ‘Muitos problemas que desaguam na delegacia, são problemas sociais. A origem é social e então você tem uma equipe de assistentes sociais e estagiárias para fazer este atendimento’, afirmou Alckmin.

Projeto

Até o final do ano, o governo planeja instalar outras 14 Delegacias Poupatempo, que devem mudar de nome, para não criar confusão com o serviço de emissão de documentos do Governo. ‘Nós vamos até mudar o nome, porque as pessoas acabam vindo aqui tirar documento. Quando a gente fala Delegacia Poupatempo é o padrão de qualidade do Poupatempo, tudo informatizado, rápido, sem burocracia’, diz Alckmin.

Segundo o governador, ainda este mês serão inauguradas as Delegacias Poupatempo do 96º DP (Itaim Bibi), na Zona Sul; e 5ª Delegacia de Campinas, no Interior. Também estão previstas Delegacias Poupatempo no 95º DP (Heliópolis), 36º DP (Vila Mariana), 51º DP (Butantã), 23º DP (Perdizes); no 1º e 3º DP de São Bernardo do Campo, no ABC; e Sorocaba, São José dos Campos, Santos e Ribeirão Preto, no Interior.

Paulo Rogério Gilani