Xico Graziano inaugura projeto “Criança Ecológica” na cidade

Diário de Sorocaba

qui, 04/06/2009 - 9h18 | Do Portal do Governo

A cidade de Sorocaba será invadida por Crianças Ecológicas a partir de hoje, quando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA assina uma parceria do Programa Criança Ecológica no município, na Escola Municipal “Professor Duljara F. de Oliveira”. Todos os alunos do 5° ano do Ensino Fundamental receberão o livro “Criança Ecológica – Sou dessa turma!”, que será trabalhado em sala de aula por professores capacitados por técnicos da SMA.

O Programa Criança Ecológica foi lançado em março de 2009 pelo governo do Estado, com o objetivo de sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Foram determinadas agendas ambientais por cores e temas – azul (água), verde (fauna e flora), cinza (poluição) e amarela (aquecimento global e educação para a vida) – que servem como trajetos para as atividades.

O livro começará a ser usado por 16 escolas municipais de Sorocaba. A previsão é de que cerca de 2.200 crianças participem. Além disso, a prefeitura futuramente implantará três espaços do Programa Criança Ecológica, cada um abordando uma das agendas ambientais, na cidade: no Parque da Biquinha será abordada a agenda cinza da poluição, no Parque Água Vermelha o tema é a importância da água e no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” as crianças aprenderão sobre as plantas e animais.

Os três espaços poderão ser visitados pelos estudantes das escolas que participarão de atividades lúdicas e interativas com a finalidade de aprender sobre a preservação do meio ambiente. O evento de inauguração contará com a presença do secretário Xico Graziano e do prefeito de Sorocaba, Victor Lippi. Como forma de incentivo para criar uma cidade sustentável, tanto o secretário, como o prefeito chegarão ao evento, na escola, pedalando por uma das ciclovias da cidade, com alunos do Colégio Véritas, que participam do Pedala Sorocaba, projeto da Prefeitura que visa ao incentivo do uso da bicicleta.

O passeio ciclístico começará na ciclovia próxima do Centro Esportivo “Francisco Lisboa” e terminará na escola onde se dá o lançamento.

Graziano pedala em Sorocaba – Às 14 horas, o secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Xico Graziano, percorrerá um trajeto de, aproximadamente, um quilômetro pedalando uma recicleta (bicicleta montada pelos alunos do Colégio Veritas com peças sucateadas), simbolicamente pintada de verde.

O percurso compreenderá o Centro Esportivo Francisco Lisboa (Rua Dante Trevisan, 199, Jardim Maria Eugênia, até a Escola Municipal “Professor Duljara Fernandes Oliveira”, no bairro Santo Amaro. O secretário pedalará ao lado de 35 alunos do Veritas em sinal de reconhecimento às ações que a escola tem desenvolvido em prol da mobilidade urbana e respeito ao meio ambiente, cujo eixo central é a bicicleta.

Atualmente, o Colégio Veritas executa três programas nesse sentido: Pedala Veritas, Recicleta e Caminho para a Escola. O projeto Recicleta, por exemplo, doará 50 recicletas à Creche Mantiqueira, localizada na cidade de Tremembé (SP), e à comunidade quilombola “Pedro Cubas”, na região dos quilombos no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo.