Xico Graziano assina convênios ambientais em Rio Claro

Jornal da Cidade/Rio Claro

ter, 02/06/2009 - 9h23 | Do Portal do Governo

O prefeito Du Altimari e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Xico Graziano, assinam nesta quarta-feira, 3, em Rio Claro o convênio de co-gestão para a Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade. “É o primeiro passo para implantarmos um pólo turístico-ecológico neste que consideramos um dos mais importantes patrimônios de nossa Cidade Azul”, afirma Altimari.

A vinda de Graziano a Rio Claro foi anunciada pelo próprio secretário em abril, quando se encontrou com Altimari em Santa Gertrudes e manifestou seu propósito de participar dos planos rio-clarenses de transformar o antigo Horto Florestal num atrativo turístico.

O convênio com o Governo Estadual será estabelecido por intermédio da Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo – Fundação Florestal, tida como uma das mais importantes instituições ambientais do país.

“A partir deste convênio, a prefeitura e a Fundação Florestal poderão estabelecer parcerias decisivas na captação de recursos e na implementação de projetos que certamente colocarão a Floresta Estadual de Rio Claro nos principais guias sobre turismo e ecologia”, avalia Milton Machado Luz, secretário municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente. “O setor turístico ganhará grande impulso”, afirma Renê Ubirajara Neubauer, secretário municipal de Turismo.

A Floresta Estadual de Rio Claro tem mais de 2.300 hectares, compostos por vegetação nativa e áreas reflorestadas com eucalipto. Antigos casarões, o Museu do Eucalipto, o Arboreto, o lago e as trilhas para caminhadas estão entre os principais atrativos da Floresta, que neste ano completará 100 anos.

A solenidade desta quarta-feira será realizada a partir das 15 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari, onde também será assinado o convênio que transfere ao município o licenciamento ambiental de atividades de impacto local, firmado entre a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a Prefeitura.