Voluntários escrevem cartas no Poupatempo

Diário do Grande ABC

seg, 13/04/2009 - 9h47 | Do Portal do Governo

Assim como Dora, personagem vivida por Fernanda Montenegro no filme Central do Brasil, a professora aposentada Lucia Helena de Almeida, 59 anos, escreve cartas por quem não sabe. Ela está entre os 31 voluntários de um programa criado pelo Governo do Estado em funcionamento no Poupatempo de São Bernardo, desde o início de dezembro. Desde então, 249 correspondências já foram postadas. A adesão é considerada pequena, mas os voluntários atribuem a baixa procura ao desconhecimento do público sobre o serviço. “No momento somos mais procurados para ajudar no preenchimento de formulários e na criação de currículos”, diz Lucia Helena.

Como o trabalho começou em dezembro, o campeão dos destinatários é Papai Noel, seguido por Gugu Liberato – apresentador do programa Domingo Legal, exibido pelo SBT – presidente Lula, e o prefeito Luiz Marinho. Até o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, já recebeu cartinhas enviadas pelo programa. Quem mais utiliza o serviço são pessoas com problemas de alfabetização. O último dado do Ministério da Educação, em 2000, apontou que na região há 90.319 pessoas não-alfabetizadas.

Lucia Helenadiz que é um prazer ajudar o próximo, principalmente por meio da escrita, uma de suas paixões. “Estou aposentada, por isso nada mais justo do que prestar esse serviço à comunidade.”

O mecânico Antonio Crispim da Silva, 67, esteve no Poupatempo na última quinta-feira para emitir uma nova via do RG, e foi conhecer o Escreve Cartas. Ele veio do Ceará em 1972 e pretende aproveitar as escritoras para mandar mensagens aos irmãos José e Cosme.

O serviço é gratuito, inclusive a postagem, e funciona no mesmo expediente do posto: de segunda à sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. O Poupatempo fica Rua Nicolau Filizola, 100, Jardim das Américas.