Do Jornal da Tarde
Passageiros do Metrô e da CPTM vão encontrar à venda, a partir de hoje, os novos bilhetes fidelidade de 20 viagens, de cor verde, em todas as estações das duas companhias. Idealizado para quem usa apenas o trem ou o Metrô para chegar ao trabalho – sem precisar da integração com os ônibus possibilitada pelo bilhete único -, o bilhete fidelidade custará R$ 42, tanto no Metrô quanto na CPTM.
Trata-se, na realidade, de um lote de 20 passagens de papelão, semelhantes ao atual bilhete unitário, que não podem ser comercializadas separadamente. Os R$ 42 que o passageiro pagará pelo lote correspondem a um custo de R$ 2,10 por viagem. O passageiro receberá um carnê com os 20 bilhetes, destacáveis, para utilização um a um.
Desconto de 8,17%
Se fosse comprar as 20 passagens pelo valor normal, de R$ 2,30, o usuário desembolsaria R$ 46. Assim, a economia obtida na compra do novo tipo de passagem corresponde a 8,17% a cada 20 viagens.
Com o início da venda do bilhete fidelidade, será a primeira vez que a tarifa do sistema sobre trilhos terá um valor inferior à dos ônibus. Mas a desvantagem é que o passageiro terá de desembolsar os R$ 42 de uma só vez para garantir a economia no transporte.
A previsão é de que duzentas mil pessoas passem a usar o novo tipo de passagem diariamente – 10% do total de embarques.
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, diz que não acredita em um aumento no número de passageiros no Metrô e na CPTM. “São públicos distintos, que já têm seus itinerários definidos.”
Apenas trem ou Metrô
O bilhete fidelidade deverá atrair o passageiro que utiliza no dia-a-dia apenas trem ou Metrô e atualmente paga suas passagens com o bilhete único.
Usar o cartão do bilhete único como porta-valores deixará de ser interessante para esse usuário, pois a pessoa paga hoje R$ 2,30 por viagem, e agora poderá embarcar 20 vezes por R$ 2,10 cada entrada, com o novo bilhete.
Portella e o governador José Serra revelaram também que o Metrô deve ganhar, ainda neste semestre, o bilhete dia. Ele custará um pouco mais caro que a tarifa normal, e dará direito a um número ilimitado de embarques em um mesmo dia.
SAIBA MAIS SOBRE O NOVO BILHETE
Da mesma maneira que os bilhetes unitários atuais, os bilhetes fidelidade com a marca do Metrô não serão aceitos nas catracas da CPTM e vice-versa.
Compre os bilhetes apenas nas estações. A venda separada dos cartões que compõem o bilhete fidelidade é proibida. Para coibir essa prática, os cartões terão o valor unitário (R$ 2,10) impresso.
Se você utiliza trem ou Metrô e precisa tomar um ou mais ônibus para chegar ao seu destino, comprar o bilhete fidelidade não é vantagem. Prefira continuar utilizando o bilhete único.