Vocação cultural da Luz em discussão

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 17 de novembro de 2006

sex, 17/11/2006 - 17h48 | Do Portal do Governo

SAULO LUZ, saulo.luz@grupoestado.com.br

A vocação cultural da região da Luz estará entre os temas a serem abordados na edição extra do seminário Repensando São Paulo, organizado pelo JT e que será apresentado pelo secretário de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo. A região conta com espaços de arte, como a Pinacoteca do Estado, e atrações como o Museu de Arte Sacra, o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim) e a famosa feira de artesanato da Praça da República.

Na última década, a Luz sofreu um processo de desvalorização imobiliária. A falta de investimentos públicos e privados favoreceu o seu abandono e a concentração de atividades ilegais. Essa situação só começou a mudar após a inauguração da Sala São Paulo, no interior da Estação Júlio Prestes, em 1999. Uma reforma de R$ 44 milhões durante um ano e meio resultou numa das mais modernas e bem equipadas salas de concerto do mundo. De lá pra cá, novos investimentos deram novo fôlego à vida cultural da região. Um exemplo é a Estação Pinacoteca, inaugurada em 2004 no antigo prédio do Departamento de Ordem e Política Social (Dops), ao lado da Estação Júlio Prestes.

Um dos mais bem-sucedidos projetos é o Museu da Língua Portuguesa. Resultado da parceria entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, o museu funciona em plena Estação da Luz. ‘É algo muito interessante, pois a Estação da Luz não deixou de ser estação, mas agregou outra atividade’, diz Marco Antonio Ramos de Almeida, da Associação Viva o Centro e um dos debatedores do evento.

O seminário Repensando São Paulo, patrocinado pela Odebrecht Engenharia e Construção e pela Nossa Caixa, acontece no auditório do Grupo Estado às 9 h do próximo dia 23. Inscrições: 11-6972-1390.