Virada Social contra o crime em SP

O Estado de S.Paulo - Sexta-feira, 25 de maio de 2007

sex, 25/05/2007 - 14h56 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

A Operação Saturação, ocupação de áreas violentas de São Paulo por tropas especiais da polícia por períodos que variam de 60 a 90 dias, vai ganhar roupagem social e servirá de modelo para o principal programa de segurança do governo do Estado. Anteriormente, a iniciativa, que servia para demonstrar aos criminosos que não existem lugares onde o Estado não entra, era vista com reserva por grupos de direitos humanos.

Amanhã, o governador José Serra (PSDB) vai ao Elisa Maria, na zona norte de São Paulo, bairro há dois meses ocupado por 600 policiais, para anunciar a chamada Virada Social, que terá sua largada com a saída das tropas. A proposta é realizar uma série de investimentos sociais na região. “O projeto no Elisa Maria vai servir como um laboratório para outros lugares do Estado. Garantir segurança pública também é uma ação social. Mas, depois que a polícia deixa o local, é preciso que o Estado continue a mostrar presença, para que o crime organizado não preencha esse espaço com assistencialismo”, diz o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, principal entusiasta da idéia.

Na tarde de ontem, o secretário esteve no bairro pela segunda vez em apenas uma semana, para apresentar o programa ao ex-prefeito de Bogotá Antanas Mockus, em visita ao Brasil, e ao secretário de Defesa Social de Minas, Maurício de Oliveira Campos Junior. Mockus ainda se impressionou com a grande quantidade de policiais no local. “É preciso que o governo saiba trabalhar também com a articulação da comunidade e em conversas com as famílias, para aumentar as chances de sucesso”, aconselhou.

A escolha do Elisa Maria para ser o laboratório do programa ocorreu no começo do ano, depois de duas chacinas que deixaram nove mortos.

O bairro vinha sendo alvo desde janeiro de um programa social que a Prefeitura desenvolve em parceria com a ONG Sou da Paz. Conversando com moradores, a organização não-governamental ajudou na articulação do Estado.

A antropóloga Beatriz Graeff, assessora de Marzagão, começou a desenvolver o projeto Saturação ali, em parceria com outras secretarias. O secretário levou a proposta para o governador, que abraçou a idéia, designando o secretário Rogério Amato, de Assistência e Desenvolvimento Social, para coordenar os investimentos das demais áreas de governo.

A ONG Sou da Paz e a Prefeitura serão parceiras do governo. “Se não entrarmos lá agora, a situação volta a ser pior do que era”, diz Amato. O anúncio da Virada Social no sábado, organizado pela própria polícia, inclui apresentação de bandas locais, cortes de cabelo, oficinas de percussão, de grafite e tai chi chuan, além de um show com Leci Brandão no domingo.