Virada do Interior será ampliada

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 21 de maio de 2007

seg, 21/05/2007 - 11h32 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Marília, São Carlos e Registro participarão do evento, que atraiu 184 mil pessoas em 10 cidades

Pelo menos mais três cidades do interior – Marília, São Carlos e Registro – serão incluídas na programação da Virada Cultural em 2008. “Mas ainda pode haver mais ampliações”, afirmou o secretário estadual de Cultura, João Sayad. Essa inclusão ainda depende de entendimentos com as prefeituras.

Até o fim da tarde de ontem, ao menos 184 mil pessoas haviam passado pelos shows, sessões de cinema, espetáculos teatrais e outras atrações que a Virada levou a dez cidades do interior de São Paulo. A Secretaria de Cultura do Estado, que realizou o projeto em parceria com as prefeituras e o Serviço Social do Comércio (Sesc), considerou o saldo bastante positivo.

Em Araraquara, os hotéis lotaram e a cidade viveu um clima de festa, segundo o gestor de projetos da Secretaria Municipal de Cultura, Jorge Okada. O show do Cordel do Fogo Encantado levou 12 mil pessoas à Praça Pedro de Toledo.

A Virada Cultural de Sorocaba concorreu no sábado à noite com o show da cantora Maria Betânia, com entrada gratuita, mas mesmo assim atraiu 11 mil pessoas ao Parque Campolim. A farmacêutica Sandra Renildes de Sousa viu o show de Jair Rodrigues no fim da noite e voltou ao parque ontem à tarde para a apresentação de Dominguinhos. “Ver artistas desse porte, de graça, é algo imperdível.”

Entre todas as atrações da Virada de Santos, a que chamou mais a atenção foi a Tribo de Jah, que encerrou o evento no palco principal. Cerca de 4 mil pessoas foram ao show de reggae, que começou às 17h30 e durou uma hora e meia.

Até onde o público ficou abaixo do esperado, como em Ribeirão Preto, os organizadores gostaram. O secretário de Cultura da cidade, Vicente Seixas, informou que 20 mil pessoas presenciaram os espetáculos, em quatro locais diferentes. “É um número positivo por ser o primeiro ano do evento.”

O destaque da programação ficou para o show do Ira!, que reuniu 4 mil fãs, no domingo, no Parque Permanente de Exposições. Outra atração de sucesso foi o ex-titã Arnaldo Antunes, no sábado.

Para a diretora da Secretaria de Cultura de Ribeirão, Mariangela Quartim, a programação dos espetáculos também agradou, independente se os participantes eram ou não conhecidos. “Foi um evento de excelente qualidade e o público que compareceu gostou muito.”