Virada Cultural

Agora São Paulo - Terça-feira, 29 de abril de 2008

ter, 29/04/2008 - 10h42 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Não é que deu certo? Já em sua quarta edição, a Virada Cultural de São Paulo vai se confirmando como um sucesso. Neste ano, 4 milhões de pessoas saíram de suas casas e cidades para acompanhar mais de 800 atrações culturais entre as 18 horas de sábado e as 18h do domingo.

Exceto pelo quase inevitável empurra-empurra nos eventos mais lotados, não se registraram incidentes graves. O bom policiamento fez com que a violência, sempre uma preocupação numa cidade como São Paulo, quase não existisse.

Eventos como esse são importantes para a cidade sob vários aspectos. O mais evidente é o dinheiro que movimenta. Turistas vêm a São Paulo ocupando hotéis, utilizando-se de restaurantes e bares e servindo-se de ônibus e táxis.

Mais difícil de calcular mas não menos importante é o valor simbólico de movimentos como a Virada. Ainda que apenas durante 24 horas, o cidadão se torna dono dos espaços da cidade. Ainda que apenas durante 24 horas, ricos e pobres, brancos e negros, paulistanos e “estrangeiros” partilham a mesma diversão.

É possível melhorar ainda mais a Virada, que definitivamente entrou para o calendário da cidade, caprichando mais um pouco na organização, para que atrasos e pequenos incidentes sejam ainda mais raros.