Virada Cultural Paulista atrai 657 mil pessoas

O Estado de S.Paulo - Segunda-feira, 19 de maio de 2008

seg, 19/05/2008 - 10h34 | Do Portal do Governo

A 2ª Virada Cultural Paulista, que ocorreu em 19 cidades do interior e litoral do Estado de São Paulo, promovendo 24 horas de mais de 500 atrações culturais, a partir das 18 horas de sábado, teve público total de cerca de 657 mil pessoas, segundo a Secretaria de Estado da Cultura. Essa edição do evento teve, pela primeira vez, seu encerramento oficial na cidade de São Paulo, com show a partir do tema dos 50 anos da Bossa Nova, realizado ontem à tarde no Parque Villa-Lobos, na zona oeste da capital. Estiveram no palco do local, sob a regência de Amilson Godoy à frente da orquestra ArteViva, artistas como Jair Rodrigues, Roberto Menescal, Toquinho, Alaíde Costa e Fernanda Porto e os grupos Os Cariocas, Demônios da Garoa e a Banda Mantiqueira. O público da atração foi de 15 mil pessoas, segundo administração do parque e Polícia Militar. A edição passada do evento, em 10 cidades, contou com público de cerca de 200 mil pessoas.

A 2ª Virada Cultural Paulista foi realizada pela Secretaria de Estado da Cultura – que disponibilizou R$ 5 milhões para esta edição -, em parceria com as prefeituras municipais e com apoio do Sesc. O secretário de Cultura, João Sayad, acompanhou a Virada assistindo, no sábado, em Araraquara, à apresentação do grupo Mutrib no Teatro Wallace Leal.

A cidade de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, foi o local onde o público foi mais assíduo: suas atrações tiveram, no total, 112 mil espectadores. O show da banda CPM 22, que se iniciou à 0h20 de ontem, no palco do Paço Municipal de São Bernardo, chegou a contar com público de 40 mil pessoas.

Depois de São Bernardo, também tiveram destaque de público da 2ª Virada Paulista as cidades de Araçatuba (78,4 mil pessoas); Sorocaba (30,3 mil); São José dos Campos (43,5 mil); e Araraquara (59,3 mil).

Em Campinas, cerca de 25 mil pessoas, apesar do friozinho da noite de outono insistir, compareceram às atrações da Virada. O local mais disputado na cidade foi a Estação Cultura, antiga estação de trem transformada em palco e ponto de encontro, que recebeu música eletrônica do rapper MV Bill e DJ Cyro Neto, entre outros.

O guitarrista Edgard Scandura, que veio sozinho sem o Ira, levantou a multidão com sua guitarra envenenada. O cantor Otto trouxe o batuque do mangue beat. No teatro lotado do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, um público de 600 pessoas aplaudiu a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC), que fez jornada dupla: tocou sábado, às 20 horas, e ontem, às 11 horas.

Em Santos, que teve como público cerca de 14,8 mil pessoas, um dos destaques foi o show de encerramento do jazzista norte-americano John Pizzarelli, músico habituado a freqüentar o Brasil, no Teatro Coliseu. A cidade teve outra atração internacional: a apresentação do guitarrista de jazz americano Kenny Brown, nascido em New Orleans, que ocorreu no sábado, no palco principal.

Além das cidades citadas, integraram a 2ª Virada Cultural Paulista: Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São João da Boa Vista.

Já a Virada Cultural de São Paulo, que teve sua 4ª edição realizada entre os dias 26 e 27 de abril, contou com público estimado em 4 milhões de pessoas.