Violência em casa: parceiro é agressor em 70% dos casos

Destak

ter, 15/09/2009 - 8h09 | Do Portal do Governo

75% das vítimas atendidas são mulheres, segundo balanço da Secretaria da Saúde Agredidos podem desenvolver estresse, depressão, ansiedade e síndrome do pânico  

Quase 70% das vítimas de violência doméstica no Estado são agredidas pelo parceiro íntimo, isto é, marido, namorado ou companheiro. A conclusão é de um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde divulgado ontem. 

Quando não são parceiros próximos (67,8%), 12,9% dos agressores são pessoas conhecidas das vítimas, e 19,3%, desconhecidos. 

O balanço foi feito com base em 1.286 casos de violência registrados entre janeiro e maio deste ano nos serviços públicos de saúde do Estado. As vítimas eram pessoas de 20 a 39 anos e 75% eram mulheres.

Do total de agressões, 59% são casos de violência física. O restante são episódios de violência psicológica (agressão verbal) e sexual.

Consequências 

“Mulheres agredidas física ou sexualmente tendem a desenvolver sintomas como estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e distúrbios alimentares”, afirma Vilma Pinheiro, responsável pela Divisão de Acidentes e Violências da secretaria. 

Ainda de acordo com o levantamento, 70,8% das agressões ocorreram dentro de casa, e 18,2%, na rua. Os demais registros aconteceram em locais como bares, estabelecimentos comerciais e escolas.