Villa-Lobos tem 1ª sala de aula ecológica

Jornal da Tarde

sex, 20/03/2009 - 11h21 | Do Portal do Governo

Serão 35 locais no Estado onde os estudantes terão aulas de educação ambiental

Estudantes das redes municipal e estadual de ensino, além de escolas particulares, terão aulas de educação ambiental em espaços públicos. No total, serão 35 arenas em todo o Estado onde eles aprenderão de forma lúdica e sensorial o significado de aquecimento global, desenvolvimento sustentável, uso racional de água, entre outros temas. A primeira área foi inaugurada ontem no Parque Villa-Lobos, na zona oeste.

A iniciativa faz parte do programa Criança Ecológica, desenvolvida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em parceria com a Mapfre Seguros. “Não é um local de visitação. É uma escola de educação ambiental”, disse ontem o secretario da pasta, Francisco Graziano, no lançamento do projeto.

O programa é destinado a crianças de 8 a 10 anos, que terão três horas de aula prática de educação ambiental nos espaços públicos, que foram divididos por temas e cores: azul corresponde à água, verde à fauna e à flora, amarelo ao aquecimento global e cinza à poluição. O último tema foi o escolhido para a área a ser instalada até o fim do ano no Pomar Urbano, iniciativa do JT para recuperar as margens do Rio Pinheiros.

Na chamada Villa Ambiental do Parque Villa-Lobos, as missão dos alunos é salvar o planeta do aquecimento global. Em um dos três espaços da arena, eles sentirão a umidade da floresta e o calor intenso provocado pela destruição da camada de ozônio. Além disso, receberão uma lupa para ver os animais do parque, como insetos.

Para participar das atividades, as unidades de ensino devem agendar a visita monitorada pelo site www.criancaecologica.sp.gov.br. As turmas são de no mínimo dez pessoas.

A segunda arena será inaugurada no dia 31, no Zoológico de São Paulo, onde os alunos apreenderão temas relacionados à fauna. A terceira será aberta no dia 3 de abril no Parque Guarapiranga. As outras 31 unidades devem ser inauguradas nos próximos cinco meses. “O problema ambiental precisa ser enfrentado com educação. Nada melhor do que começar pelas crianças, porque elas são o futuro e, à medida que aprendem, passam a ser fiscalizadoras em casa”, disse o governador José Serra (PSDB).