Viagens para Santos cresceram 40%

A Tribuna - Santos - Quarta-feira, 2 de junho de 2004

qua, 02/06/2004 - 9h06 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

As viagens para Santos aumentaram cerca de 40% de 2002 para 2003, de acordo com Walter Patriani, diretor da CVC Viagens e Turismo, considerada uma das maiores agências do País. Entrentanto, especialistas do setor apontam a importância de maior publicidade e da criação de uma identidade turística que valorize a Região Metropolitana da Baixada Santista.

As informações foram transmitidas durante a I Jornada Estratégica do Turismo Paulista, realizada ontem em São Paulo. O evento, organizado em conjunto com a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com a participação do governador Geraldo Alckmin.

Segundo o diretor da CVC, Walter Patriani, Santos tornou-se uma cidade interessante. ‘Os turistas estão procurando bastante a Cidade em função de sua infra-estrutura. O número de viagens com destino ao Município cresceu cerca de 40% somente em minha agência, de 2002 para 2003’.

Entretanto, segundo ele, as viagens ainda são realizadas em grande parte de carro, tornando o fluxo desapercebido.

‘As pessoas não estão acostumadas a ir a Santos pelos meios organizados. Há muito aluguel de imóveis, uma grande vocação de toda a Baixada Santista. Isso atrapalha muito as agências. Hoje, o grande concorrente da CVC são as casas de praia’, revelou.

De acordo com o diretor, a classe média passou a não mais ter seus imóveis de praia como um local de lazer, passando a tê-los como fonte de renda. Ele explicou que, alugando o imóvel, o proprietário passa a aliviar o gasto com impostos e condomínio, que ficou mais caro nos últimos anos.

‘A Baixada Santista está tendo um fluxo grande de turistas, mas ainda há a idéia de alugar um imóvel para ficar e não utilizar a rede hoteleira, que acaba acarretando produtos e serviços’, comenta.

Outros

O diretor da CVC disse que, com exceção de Santos e Guarujá, os outros sete municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista não buscam alternativas para atrair os turistas.

‘O sonho de consumo dos turistas é Santos, principalmente a região do Gonzaga, e Guarujá, cuja procura é superior à de Santos, mas o nível de retorno é inferior. Santos dá mais opções ao turista, tanto de dia quanto à noite, além da segurança. O que não acontece nos demais municípios da região’.

Publicidade

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Tasso Gadzanis, também presente ao encontro, disse que a região precisa de publicidade. ‘Não adianta Santos possuir atrativos que só os santistas sabem. Falta divulgação. Santos é uma cidade esquecida dentro de São Paulo, um dos maiores mercados do País’, afirma.

Para o presidente da ABAV, as cidades da região deveriam se unir e elaborar um amplo plano de turismo. ‘Existem atrativos, mas ninguém conhece. É preciso investimento, verba para fazer publicidade. As prefeituras deveriam investir bem mais em turismo, porque é um gerador de empregos extraordinário’.

Identidade

O ex-ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho, outro participante do evento paulista, disse que, para incrementar o turismo na região, é preciso mais do que sol e praia. ‘É preciso uma identidade turística. Agregar valores às belezas naturais. A Baixada precisa de diferenciais, de coisas que outras estâncias não têm’.

Carvalho afirmou ainda que essa mudança depende de um esforço conjunto dos setores público e privado. ‘É necessário conquistar o cliente não só pelos produtos oferecidos, mas por experiências memoráveis. Os produtos turísticos da Baixada precisam ser reposicionados dentro de um marketing moderno’.

Governo planeja investir em parques estaduais

Da Reportagem

Durante o encontro, o governador Geraldo Alckmin disse que o Governo do Estado está tentando obter um empréstimo de R$ 150 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para investir em 100 parques estaduais.

‘Todas as regiões que tiverem áreas de proteção ambiental terão verbas para projetos de ecoturismo. A maior parte dos recursos será para as regiões que possuem Mata Atlântica, entre elas a Região Sul e o Vale do Ribeira’.

Ainda no evento, Alckmin declarou que o grande desafio mundial é a geração de emprego e renda, na ordem de 1,5 milhão de vagas por ano. Nesse contexto, principalmente no setor terciário, o turismo de negócios e o ecoturismo, segundo ele, são duas grandes alavancas.

Avanço

Após a solenidade de abertura do evento, Alckmin afirmou que já chegou ao Senado o projeto de lei autorizando o Governo do Estado a assinar um contrato com o banco japonês JBIC, na ordem de US$ 360 milhões (R$ 1 bilhão), para obras de saneamento básico na Baixada Santista.

‘O projeto deve ser aprovado ainda este mês. Vamos ter balneabilidade das praias nota 10, com todo o esgoto coletado e tratado, inclusive com emissários submarinos e estações de tratamento, enfim, toda a infra-estrutura necessária’, disse o governador, alertando que o investimento vai gerar empregos e, no futuro, promover o desenvolvimento sustentável por intermédio do turismo.

O objetivo da I Jornada Estratégica do Turismo Paulista foi o de debater o marketing turístico do Estado, com vistas à definição de uma identidade turística e à identificação de oportunidades de crescimento do mercado. Foram discutidos o perfil do turista do século 21, as estratégias para o segmento e uma identidade visual que retrate a vocação turística de São Paulo.