Veja os 10 melhores hospitais do SUS no Estado

Agora São Paulo - Terça-feira, 10 de março de 2009

ter, 10/03/2009 - 9h09 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Os hospitais e maternidades do SUS (Sistema Único de Saúde) do Estado de São Paulo passaram por um processo de avaliação realizado pela Secretaria da Saúde junto aos usuários da rede pública.

Desta pesquisa, a secretaria divulgou os dez melhores hospitais e as cinco melhores maternidades do Estado. Os nomes dos locais com a pior avaliação não foram divulgados pela pasta.

O levantamento do governo ouviu 60,2 mil pacientes que passaram por internações e exames em cerca de 500 estabelecimentos de saúde conveniados à rede pública paulista nos meses de novembro e dezembro de 2007 e abril e junho de 2008.

Foram eleitos vencedores os hospitais que tiveram maior pontuação média entre as unidades que tiveram mais de 100 respostas encaminhadas pelos usuários.

De acordo com a secretaria, os pacientes receberam o formulário da pesquisa pelo correio, depois do tratamento a que se submeteram, e puderam responder gratuitamente pela internet, carta-resposta ou por telefone.

Capital tem o melhor

O primeiro colocado na categoria internação foi o Hospital do Rim e Hipertensão, Vila Clementino (zona sul de SP), com nota média de 9,349. Os segundo e terceiro lugares ficaram com o interior do Estado. O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (333 km de SP) ocupa o segundo posto, com nota 9,344. A unidade materno-infantil do Hospital das Clínicas de Marília (437 km de SP), com nota 9,342, ficou em terceiro.

Já o primeiro colocado entre as maternidades foi o Caism (Centro de Atenção Integrada à Saúde) do Hospital das Clínicas de Campinas (102 km de SP), com nota média 8,904, seguido pelo Hospital Universitário de São Paulo, com 8,843. Todos os 15 hospitais receberão uma placa especial da Secretaria, em reconhecimento ao nível de excelência do atendimento que prestam à população.

A secretaria chamou o levantamento de “provão do SUS” e disse que o objetivo da pesquisa é “monitorar a qualidade de atendimento e a satisfação do usuário, reconhecer os bons prestadores, identificar possíveis irregularidades e ampliar a capacidade de gestão da saúde pública”.

Na pesquisa, diz a pasta da Saúde, foram avaliados o grau de satisfação com o atendimento recebido pelos pacientes, nível do serviço e dos profissionais que prestaram o atendimento, qualidade das acomodações e tempo de espera para a internação. Para a classificação das maternidades também foram incluídas perguntas específicas sobre humanização do parto.

Sem comentar dos hospitais que não obtiveram uma boa colocação no ranking, o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, aprovou o levantamento. “Essa pesquisa foi fundamental para avaliar o que vem sendo bem feito na área de assistência hospitalar e o que precisa ser aperfeiçoado”, declarou.

Ranking

1º Hospital do Rim e Hipertensão (São Paulo)

2º Hospital das Clínicas (Ribeirão Preto)

3º Hospital das Clínicas – Unidade Materno Infantil (Jaú)

4º Hospital Amaral Carvalho (São Paulo)

5º Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (São Paulo)

6º Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (Bauru)

7º Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas (São Paulo)

8º Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (São Paulo)

9º Hospital Estadual de Vila Alpina (São Paulo)

10º Hospital Beneficência Portuguesa (São Paulo)