Veja onde fazer sua doação de sangue

Agora São Paulo - Quarta-feira, 26 de novembro de 2008

qua, 26/11/2008 - 12h44 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado ontem, a Secretaria de Estado da Saúde lançou uma campanha de incentivo à doação.

Intitulada “Eu dou o sangue pelo meu time”, a ação segue até domingo e conta com a participação dos goleiros do Palmeiras, do São Paulo e do Corinthians: Marcos, Rogério Ceni e Felipe, respectivamente, que cederam o direito de uso de suas imagens em material informativo. O objetivo é transformar a doação voluntária em um ato de rotina.

O horário de funcionamento de cada unidade varia e, por isso, é recomendável que o interessado ligue e se informe sobre o atendimento.

Para doar sangue, é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar bem de saúde. No dia da coleta, o doador deve ter dormido pelo menos seis horas e deve estar alimentado -é preciso, no entanto, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Alguns medicamentos e vacinas impedem temporariamente a doação por períodos específicos. Além disso, o doador não pode ter se exposto a situações de risco para doenças transmissíveis pelo sangue (diversos parceiros sexuais ou relações sexuais com parceiros não habituais sem o uso de preservativo e consumo de drogas).