Veja onde é possível acessar a internet de graça em São Paulo

Diário de S.Paulo - Quinta-feira, 08 de dezembro de 2005

qui, 08/12/2005 - 12h13 | Do Portal do Governo

Para se cadastrar nos centros de tecnologia do Governo do estado e da Prefeitura, basta levar o RG e um comprovante de residência

Kelly Dores

Procurar emprego pela internet, ler e enviar e-mails ou elaborar e digitar um currículo deixaram de ser um problema para quem não tem computador em casa. Há vários centros de tecnologia abertos ao público em diversos bairros da Capital, onde a população pode utilizar os micros, acessar a internet e imprimir textos gratuitamente. O usuário não precisa ter conhecimentos em informática, pois todos os centros contam com monitores treinados para tirar dúvidas.

O Diário traz a relação com os endereços dos principais Infocentros e Telecentros – criados pelo Governo do Estado e pela Prefeitura com o objetivo de promover a inclusão digital – onde qualquer cidadão pode se cadastrar e usar os computadores todos os dias da semana. Alguns abrem inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Para fazer o cadastro, é necessário levar o RG original ou um outro documento com foto, o CPF e um comprovante de residência. Alguns postos do Poupatempo também oferecem o serviço. Neles, as sessões diárias duram 20 minutos. O internauta recebe uma carteirinha para frequentar o local, por um ano. Após o vencimento, é necessário fazer a renovação.

Além de acessar gratuitamente a internet, o usuário pode imprimir até três folhas por dia em qualquer um dos postos do Governo ou da Prefeitura. Mas é permitida a impressão somente de currículos, contas públicas ou notícias sobre concursos. Os postos do Poupatempo funcionam de segunda a sexta, da 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Só nos últimos cinco anos foram feitos 12 milhões de atendimentos e 515 mil cadastros nos 260 Infocentros no Estado.

Os 116 telecentros da Prefeitura também oferecem cursos básicos de informática e oficinas que ensinam a criar um website, cartazes ou uma agência de notícias. Os cursos são gratuitos e dão certificados de conclusão. Todos os computadores são conectados à internet banda larga e configurados com o Linux – sistema operacional com softwares livres. Os usuários podem usar o computador até uma hora por dia.