Veja o que estudar para o supletivo

Agora – sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

sex, 29/02/2008 - 18h21 | Do Portal do Governo

Agora

No próximo domingo, dia 2 de março, serão realizadas as provas do exame supletivo em todo o Estado de São Paulo. O exame vai avaliar os 254.000 alunos do ensino fundamental e do ensino médio que se inscreveram no ano passado.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar, no mínimo, 50% do total de questões da prova de cada área. Na área de linguagens e códigos, tanto para o ensino médio quanto para o ensino fundamental, é preciso acertar 50% da parte objetiva e 50% da redação para ser aprovado, pois ambas são eliminatórias.

As provas de linguagens e códigos deverão focar a interpretação de textos. Na redação, a avaliação irá conferir se o candidato não fugiu do tema apresentado.

As provas de ciências da natureza e matemática deverão explorar questões como poluição ambiental e situações-problema que privilegiem o raciocínio, respectivamente.

Para os testes de ciências humanas, que fundem história e geografia, o estudante deverá atentar às questões relacionadas à escassez de recursos hídricos no Brasil e no mundo, Revolução Francesa e ditadura militar no Brasil.

O estudante pode consultar livros didáticos de cada área pela internet, no site www. inep.gov.br/basica/encceja.

Locais de prova

As provas serão realizadas simultaneamente em 153 cidades do Estado. Na capital, os testes serão aplicados em 41 escolas. Para saber onde fazer sua prova, basta acessar o site da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao. sp.gov.br) e clicar no link “Exames supletivos/2007”. É preciso digitar o número do RG ou da inscrição.

No dia da prova, o estudante deverá apresentar o protocolo de inscrição e um documento de identidade com foto e levar caneta esferográfica azul ou preta.