Veja como funcionará o metrô no feriado

Agora São Paulo - Quarta-feira, 9 de outubro de 2007

qua, 10/10/2007 - 12h27 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Os transportes públicos metropolitanos vão ter esquema de funcionamento especial nesta semana por causa do feriado em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado na sexta-feira.

Para atender a quem pretende viajar no feriado e terá de chegar a uma das rodoviárias, o Metrô aumentará a frota de trens das 17h às 19h de amanhã. Na linha azul, que passa pelo terminal do Tietê (zona norte) e pelo do Jabaquara (zona sul), o número de viagens vai passar de 1.058 para 1.141. Na linha vermelha, que chega à Barra Funda (zona oeste), as viagens passarão de 1.141 para 1.151. As linhas lilás e verde não terão nenhuma alteração.

Na sexta, a circulação do metrô será a mesma de um domingo, e a linha lilás não irá o operar. No dia 13, não haverá alteração no número de trens em circulação, e a oferta será a normal de um sábado até as 2h do domingo, com o relógio adiantado para o horário de verão. O atendimento no domingo também será normal. Na segunda-feira, porém, a operação será antecipada e com maior número de viagens. Nas linhas azul e vermelha, as estações abrirão às 4h; na verde, às 4h30. A lilás abrirá em seu horário normal, às 4h40.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) prevê redução no número de passageiros entre sexta e domingo. No dia 12, o intervalo entre os trens será maior, podendo chegar a 20 minutos. No sábado e no domingo, os intervalos serão os mesmos de todos os finais de semana. De sábado para domingo, a circulação será interrompida às 2h do horário de verão.

As frotas de ônibus municipais e da EMTU (Empresa Metropolitana Transportes Urbanos) deverão trabalhar de forma reduzida. No corredor São Mateus – Jabaquara, 50% da frota, em torno de 200 veículos, estará nas ruas.

As outras linhas que circulam entre 39 municípios da região metropolitana terão 3.700 ônibus em circulação, metade do normal.