Vegetação aumenta no litoral

Vale Paraibano - Quinta-feira, dia 28 de setembro de 2006

qui, 28/09/2006 - 11h27 | Do Portal do Governo

Caraguatatuba

Um inventário florestal da vegetação natural do Estado de São Paulo, realizado pelo IF (Instituto Florestal), órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, revelou que a área de Mata Atlântica aumentou no Litoral Norte.

O inventário foi feito com base em imagens digitais captadas por satélite. O estudo constatou que, entre 1991 e 2001, a área de Mata Atlântica aumentou 2% no litoral paulista e Vale do Ribeira.

No Litoral Norte, a vegetação natural passou de 162,9 mil hectares em 1991 para 163,3 mil hectares em 2004. Ilhabela, que tinha 30.004,74 hectares de vegetação natural, passou para 30.451,10 hectares.

Segundo a coordenadora do Parque Estadual da Serra do Mar, Adriana Mattoso, a estabilização da vegetação deve-se aos investimentos na ordem de R$ 71 milhões feitos pelo Estado a partir de 1995, através de um convênio com o banco alemão KFW, para desenvolver o PPMA (Programa de Preservação da Mata Atlântica).

Os recursos foram investidos na melhoria das unidades de conservação e no aparelhamento da Polícia Ambiental e do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais).

CORTE – O Mopress (Movimento em Defesa de São Sebastião) criticou ontem o corte de árvores feito pela prefeitura na rua da praia. Eduardo Hipólito do Rego, vice-presidente o Mopress, classificou o corte como arbitrário.

A prefeitura informou que as árvores foram retiradas devido as obras de reurbanização da avenida da orla. Segundo a prefeitura, as árvores vinham provocando danos nas calçadas.