Vale do Paraíba: PM vai integrar 190 em toda a região

ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 20 de novembro de 2004

sex, 19/11/2004 - 9h12 | Do Portal do Governo

Até meados do próximo ano, sistema que agiliza atendimento de emergência será acessado das 39 cidades do Vale

Guilhermo Codazzi da Costa
Especial para o ValeParaibano

O comando da Polícia Militar anunciou ontem que até o final do 1º semestre de 2005 o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar), instalado em São José, atenderá às ligações 190 das 39 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. Hoje, 14 municípios estão integrados ao sistema.

Segundo o comando da PM na região, a ampliação faz parte do processo de regionalização do Copom e possibilitará, entre outros benefícios, padronização e melhoria na qualidade do atendimento de emergência e redução do efetivo destacado para funções administrativas. Outra vantagem, segundo a PM, é a gravação das ligações.

Na prática, o sistema centralizará as chamadas de emergência de toda a região. Após receber uma ligação 190, o Copom encaminhará a ocorrência ao batalhão responsável pelo policiamento da localidade onde ocorreu o fato. Uma ocorrência registrada no Copom em São José demora em média 15 segundos para chegar à PM de Taubaté.

‘Teremos mais 25 municípios atendidos. O atendimento será centralizado, mas o despacho continua sendo descentralizado em cada região. Nós precisamos de policiais na rua e de um bom atendimento’, disse o comandante do CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), coronel Oswaldo Silva Filho.

De acordo com a PM, o sistema é tecnicamente mais confiável – desde que a região de Taubaté passou a ter as chamadas atendidas pelo Copom, em 16 de setembro último, o número de ligações oriundas daquela região cresceu em 30%. A explicação é que o índice de chamadas perdidas em razão da qualidade técnica diminuiu.

Com um banco de dados centralizado, a regionalização das chamadas 190 do Copom auxiliará ainda o CPI-1 no planejamento e definição de ações estratégicas na região.

O anúncio da ampliação do sistema foi feito durante encontro realizado ontem no CPI-1 entre o comando da PM na região e 14 dos 17 prefeitos eleitos da região do Vale Histórico.

PLANEJAMENTO – Segundo o comandante da PM na região, já foram realizadas reuniões com a empresa que opera o sistema de telefonia no Estado e a ampliação do atendimento já está estruturada.

‘O planejamento está todo feito, está tudo estruturado. Já tivemos reuniões com representantes da operadora de telefonia e com diversos segmentos da corporação em São Paulo’, afirmou o comandante do CPI-1.

Inaugurado no dia 26 de março como unidade-modelo em todo o Estado, o Copom de São José é considerado um dos mais modernos do país e foi orçado em R$ 2,5 milhões.

A ampliação do atendimento do Copom foi aprovada pelos prefeitos eleitos do Vale Histórico, que ontem conheceram de perto o funcionamento do sistema.

‘Se o tempo de atendimento for realmente esse, rápido, vejo com bons olhos’, disse o prefeito eleito de Guaratinguetá, Antônio Filippo Júnior (PFL).

Trotes representam até 40% de chamadas

Apesar da tecnologia de ponta, o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) de São José ainda não conseguiu se livrar de um antigo inimigo: o trote. São aproximadamente 2.120 trotes recebidos diariamente.

De acordo com o CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior), os trotes e ligações ‘sociais’ –como pedido de telefone de órgãos públicos– correspondem a até 40% das cerca de 5.300 chamadas recebidas diariamente pelo 190 do Copom.

Segundo o comando da PM, o trote atrapalha a ação dos policiais, já que em algumas ocasiões a viatura é deslocada para atender a uma ocorrência ‘fantasiosa’, enquanto poderia auxiliar o atendimento em uma situação emergencial ‘real’.

‘São trotes, solicitações de telefones públicos e privados. Não é que a PM não quer que a população ligue, pelo contrário. Mas é importante entender que o 190 é um telefone de emergência’, afirmou o comandante do CPI-1, coronel Oswaldo Silva Filho.