Vagas a distância

Folha de São Paulo

sáb, 04/10/2008 - 14h06 | Do Portal do Governo

Folha de São Paulo, sábado, 4 de outubro de 2008

O PROGRAMA de educação a distância anunciado pelo governo de São Paulo dá nova dimensão a iniciativas que já se avolumavam no país. O envolvimento das três grandes universidades estaduais -USP, Unesp e Unicamp-, empresta prestígio às ações e pode chancelar essa nova e promissora modalidade de magistério.

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) pretende oferecer, em 2009, 6.600 vagas de graduação. Tem o objetivo imediato de ampliar a formação de professores em áreas como física, química e biologia.

Nada menos que 25 mil docentes na rede pública estadual não têm diploma universitário.

O projeto paulista vai ao encontro de outras iniciativas, como a UAB (Universidade Aberta do Brasil), que articula na esfera federal programas em instituições públicas -já há 70 cadastradas. É uma expansão bem-vinda, que pode ir além da formação e reciclagem de professores.

Cumpridos requisitos de qualidade, a educação a distância forma profissionais em igualdade com os cursos tradicionais. Usa internet, aulas gravadas e videoconferências, embora não dispense a presença do aluno em provas e estágios, por exemplo.

Os custos do ensino a distância são menores, e por isso um público maior pode ser atendido. Além disso, a nova modalidade pode ter um papel importante no Brasil, dada sua dimensão continental e suas deficiências. Deveria suprir regiões carentes de instituições de ensino e também poderia ter papel decisivo para o ensino profissionalizante.

Há que considerar, porém, que a modalidade não é útil para a totalidade dos alunos ou das carreiras. Exige do estudante maior autonomia, mais responsabilidade, o que impõe desafios. Diante de um número grande de alunos, o exercício de um controle eficiente não é questão trivial. Com a entrada das reputadas universidades estaduais paulistas, um novo passo é dado.