Vaga para PM é mais concorrida da Fuvest

Jornal da Tarde

ter, 06/10/2009 - 7h46 | Do Portal do Governo

Oficial do Barro Branco é o que tem maior relação de candidato por vaga, seguido por medicina 

As carreiras de oficial da Polícia Militar, medicina, publicidade e propaganda e relações internacionais se mantêm entre as mais concorridas neste ano na Fuvest, vestibular que credencia os alunos às 10.607 vagas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP), a maior do País. 

No total, inscreveram-se para o exame 128.144 estudantes, queda de 7,3% em relação aos 138 mil do ano anterior. É a quarta queda seguida no número de inscritos na Fuvest, cujo recorde de 170 mil estudantes foi registrado em 2006. 

O curso de medicina em São Paulo foi o que mais teve procura, em números absolutos, com 11.586 candidatos. Mesmo com 1.793 estudantes a menos do que no exame do ano passado, a carreira segue como uma das mais concorridas – a segunda, com 41,78 candidatos por vaga. A relação é maior do que no ano anterior porque a concorrência para o curso de medicina (ciências médicas) de Ribeirão Preto passou a ser considerada à parte no vestibular. 

Entre as mais concorridas, apareceram psicologia e fisioterapia e o curso de engenharia civil de São Carlos, no interior paulista. 

A carreira de jornalismo, sob o impacto da desregulamentação da profissão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), teve 221 candidatos a menos: a concorrência caiu de 36 para 32 estudantes por vaga. A partir da decisão do STF, não é mais necessário ter diploma para exercer a profissão. 

“Claro que isso tem impacto. Tem um grupo que quer ter uma garantia de mercado. Mas esperávamos que fosse cair mais (a relação candidato-vaga)”, afirma José Coelho Sobrinho, professor de jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e também coordenador de comunicação da Fuvest. “Publicidade, que está na mesma situação de jornalismo, continua bastante procurada”, diz Coelho Sobrinho. 

A primeira fase da Fuvest está marcada para 22 de novembro e será composta por 90 questões de múltipla escolha. A convocação para a segunda fase, que será realizada a partir de 3 de janeiro, está prevista para 14 de dezembro.