Vacinação de idosos começa segunda-feira

A Tribuna - Santos - Quarta-Feira, 20 de abril de 2005

qua, 20/04/2005 - 9h09 | Do Portal do Governo

Da Sucursal

São Vicente recebeu ontem a visita do Vovô Gotinha e Vovó Gotinha. Os personagens, criados pela Secretaria de Estado da Saúde, vieram divulgar a Campanha de Vacinação contra a Gripe para o Idoso, que começa segunda-feira e vai até o dia 6 de maio. A meta é imunizar 70% da população do Estado com idade acima de 60 anos.

Em São Vicente, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a expectativa é que sejam vacinadas, no mínimo, 19.411 pessoas, do total de 27.730 contabilizadas na Cidade. No ano passado, 22.819 receberam a vacina contra o vírus Influenza.

Além da vacina contra a gripe, os idosos também poderão tomar a Dupla Adulto, que previne contra o tétano e a difteria. Para receber a dose, basta levar a carteirinha de vacinação.

Dia Nacional

No próximo dia 30 , dia Nacional da Campanha contra a Gripe, além das 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais dois postos de atendimento serão montados na Cidade: um no hipermercado Carrefour e outro no Píer do Careca, no Gonzaguinha. Todos funcionarão das 8 às 17 horas.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a vacina contra a gripe é segura e diminui o risco da doença. Em pessoas saudáveis, a eficácia chega a 90%. Já os resfriados causados por outros vírus não são prevenidos pela vacina.

Todos os homens e mulheres com 60 anos ou mais devem ser imunizados, incluindo diabéticos, asmáticos, hipertensos e aqueles que têm problemas de coração, insuficiência renal e hepática, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado associado à baixa imunidade.

A secretaria lembra que a vacina contra o Influenza deve ser aplicada anualmente porque o vírus que provoca a gripe muda suas características com frequência.

Segundo o Ministério da Saúde, antes do inverno é a melhor época para se proteger, uma vez que o vírus se manifesta com maior frequência na estação mais fria do ano.

Estado

Os 2,6 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos terão à disposição, em todo o Estado, cerca de 5.300 postos fixos e volantes. No dia 30, todos os postos ficarão abertos para a campanha de vacinação.

A distribuição e aplicação das doses envolverão 28.600 profissionais, 2.220 carros e cinco barcos. A campanha inclui também a imunização de idosos internados em 1.440 asilos.

Em 2004, o Estado teve 78% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70% de cobertura vacinal.