Vacinação contra pólio vai até amanhã

Agora

qui, 24/06/2010 - 7h56 | Do Portal do Governo

A primeira fase da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até amanhã em todo o Estado de São Paulo. Essa é a segunda vez que o prazo para a imunização é estendido.

“É importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem a vacina Sabin, que garante proteção eficaz contra a poliomielite”, diz o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A doença é caracterizada por causar febre, mal-estar, dor de cabeça e, em muitos casos, leva a paralisia infantil _por isso a importância de se vacinar todas as crianças menores de cinco anos.

A vacina é segura, e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Além de receber a gotinha contra a pólio, as crianças que forem às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) também poderão colocar em dia as suas cadernetas de vacinação.

Vacinas como a tetravalente, que combate a difteria, o tétano, a coqueluche e o hemófilo B, a tríplice viral, contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, e a vacina contra hepatite também estarão disponíveis para aplicação.

Horário

Os postos de saúde do Estado abrem das 8h às 17h, mas em razão do jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo amanhã, às 11h, algumas prefeituras poderão alterar o horário de atendimento.

O Estado pretende vacinar 2,9 milhões de crianças de zero a quatro anos, 11 meses e 29 dias contra a poliomielite, o que corresponde a 95% da população infantil.

Segundo o último balanço, 2,5 milhões de vacinas já haviam sido aplicadas no Estado. Na capital, 664.200 receberam a vacina até o dia 17.

Segunda etapa

A segunda etapa da campanha contra poliomielite acontecerá no dia 14 de agosto. Nessa fase, todas as crianças que participaram da primeira etapa devem retornar aos postos para receber uma nova dose, essencial para completar a imunização.

Desde 1988 o Estado não registra casos de pólio, mas o vírus ainda afeta países da África e da Ásia.