Vacinação contra pólio acontece amanhã

Agora S. Paulo - Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2005

sex, 19/08/2005 - 10h29 | Do Portal do Governo

Todas as crianças abaixo de cinco anos devem ser levadas aos postos de saúde nessa segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil

Priscila Pastre

Amanhã, todas as crianças com menos de cinco anos deverão tomar a vacina contra a poliomielite. Essa vacina, formada por vírus vivos, protege contra a paralisia infantil.

Segundo Clélia Maria Aranda, 47 anos, médica da divisão de imunização da Secretaria de Estado da Saúde, quem tomou a vacina na primeira etapa, em 11 de junho, deve ir aos postos novamente. ‘Todas as crianças, que tenham ou não participado da primeira fase, precisam receber esse reforço. Até as que já estão com o calendário vacinal completo, mas que ainda não completaram cinco anos, devem tomar as gotinhas’.

Os pais devem se lembrar de levar a carteira de vacinação aos postos amanhã. Dessa forma, os filhos poderão, ainda, receber doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como a tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra a hepatite B.
A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar 3,1 milhões de crianças neste sábado. Crianças imunodeprimidas (que tenham doenças como câncer, leucemia ou Aids) não devem receber essa vacina.