Vacinação contra paralisia vai até amanhã

Agora S. Paulo - Terça-feira, 30 de agosto de 2005

ter, 30/08/2005 - 11h17 | Do Portal do Governo

A recomendação da secretaria de Estado da Saúde é de que mesmo os municípios que alcançaram a meta continuem oferecendo a vacina

Os pais de crianças que ainda não receberam a vacina contra a paralisia infantil podem ir até amanhã ao posto de saúde mais próximo. As 191 cidades que não atingiram a meta de vacinação continuam oferecendo o medicamento. A recomendação da Secretaria de Estado da Saúde é de que mesmo os municípios que alcançaram o objetivo de vacinar 95% de crianças abaixo de cinco anos continuem oferecendo a vacina.

Os postos de saúde atendem entre as 8h e as 17h. Em todo o Estado foram vacinadas cerca de 3 milhões de crianças. O número corresponde a 91% do total de crianças com menos de cinco anos.

Entre os municípios que menos vacinaram estão São José do Rio Preto (com 75,43% das crianças vacinadas) e o município de Rosana (com 77,51%). O de Votorantim já está próximo do objetivo (com 94,45%). São Paulo fica atrás (com 87,80%).

No Estado, o último caso da doença foi registrado há 17 anos, no município de Teodoro Sampaio. Não há novos casos de paralisia infantil no Brasil há 15 anos. Os últimos foram nos Estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba.

Somente as crianças imunodeprimidas, ou seja, que tenham doenças como Aids, câncer e leucemia, não devem tomar a vacina (Priscila Pastre)