Vacinação contra a gripe começa dia 25

Diário de S. Paulo - Terça-feira, 12 de abril de 2005

ter, 12/04/2005 - 9h39 | Do Portal do Governo

Segundo Secretaria Estadual da Saúde, campanha pretende imunizar 70% da população do estado com mais de 60 anos

Luciana Sobral

A partir do dia 25, os idosos já poderão tomar a vacina contra a gripe. A campanha pretende imunizar pelo menos 70% da população acima de 60 anos do Estado de São Paulo, que hoje é de 3,5 milhões de pessoas. No ano passado, 78% dos idosos foram imunizados.

Segundo Clélia Aranda, médica da Divisão de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde, a vacina protege o idoso do vírus Influenzae, principal causador da gripe, e das complicações da doença. ‘Se mesmo vacinado o idoso ficar gripado, certamente a doença será bem mais leve’, diz a especialista. A gripe pode acontecer porque nem sempre é causada pelo Influenze.

Crendices

Diferentemente do que muitas pessoas imaginam, a vacina não causa gripe. ‘Isso é um mito. Os idosos podem tomá-la tranqüilamente porque não só terão benefícios’, garante Clélia, lembrando que um levantamento feito em 2002 com pacientes imunizados mostrou que nenhum teve o problema após a vacinação.

Vale lembrar que mesmo pessoas com boa saúde devem ser imunizadas. ‘A mesma recomendação vale para idosos que apresentam o sistema imunológico debilitado, como pacientes em tratamento quimioterápico’, alerta. Segundo ela, muitos familiares têm medo de que a pessoa piore.

Durante a campanha de vacinação, a secretaria vai oferecer também imunização contra o tétano e a difteria, além de vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. ‘Desde que a campanha começou, em 1999, já conseguimos reduzir pela metade o número de casos de tétano. Cerca de 40% dos idosos completaram as doses.’

Serviço
A campanha de vacinação contra a gripe para o idoso será realizada de 25 a 30 de abril e de 2 a 6 de maio. Haverá 5.360 postos fixos e volantes. A campanha incluirá ainda idosos internados em 1.440 asilo.s