Vacinação contra a febre amarela é reforçada

Correio Popular - Campinas - Terça-feira, 4 de janeiro de 2005

ter, 04/01/2005 - 9h03 | Do Portal do Governo

Pessoas que vão viajar para áreas de risco devem se imunizar com dez dias de antecedência

Delma Medeiros
Da Agência Anhangüera

A Secretaria de Estado da Saúde quer reforçar, nestas férias, a vacinação contra febre amarela. O objetivo é imunizar pessoas que viajarão para áreas de risco no País e manter a doença erradicada no Estado de São Paulo, como ocorre desde 2001. A vacina deve ser aplicada pelo menos dez dias antes da viagem e uma dose inumiza o viajante por dez anos. Segundo nota da Secretaria, o último caso de febre amarela em São Paulo ocorreu em 2000, ano em que duas pessoas contraíram a doença. Desde 1990 estes são os únicos casos.

O cuidado é dirigido para quem vai passar férias nas regiões Norte e Centro-Oeste, pois há municípios onde há risco de contrair a doença, em especial nos estados de Goiás, Tocantins, Rondônia, Pará, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Nordeste, os estados do Maranhão e do Piauí também merecem atenção especial, assim como Minas Gerais, na região Sudeste. Viajantes que pretendem descansar em áreas ribeirinhas do Rio Grande, na divisa de São Paulo com Minas Gerais, também devem se prevenir e se imunizar contra a doença.

A vacina contra a febre amarela é disponibilizada gratuitamente na rede pública de saúde. Em Campinas, a dose pode ser tomada em nove unidades básicas de saúde: os centros de saúde Faria Lima, Balão do Laranja, Barão Geraldo, Aurélia, Boa Vista, Eulina, Santa Bárbara, São Marcos e Santa Mônica. A vacina está disponível também no Aeroporto Internacional de Viracopos e na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A finalidade é facilitar o acesso e orientar os cidadãos a tomarem a dose preventiva antes da viagem para regiões endêmicas.

No município de São Paulo, a vacina pode ser encontrada nos postos de Saúde do Viajante, nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, nos terminais rodoviários Barra Funda e Tietê, Instituto de Infectologia Emílio Ribas e Hospital das Clínicas de São Paulo.

A lista completa das áreas de risco da doença no País pode ser conferida no site www.cve.saude.sp.gov.br/htm/postos_vac.htm.

Causada por um vírus do gênero Flavivírus, os sintomas da febre amarela são febre alta, dor de cabeça e lombar, náuseas, vômito, prostração e calafrios, podendo causar morte.