Vacinação contra a febre aftosa deve imunizar mais de 675 mil

Folha da Região/ Araçatuba

seg, 04/05/2009 - 10h23 | Do Portal do Governo

01.05.2009

Araçatuba – Tem início hoje a primeira etapa da campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra febre-aftosa. Na região, mais de 675 mil animais devem ser vacinados até o próximo dia 31. A grande novidade desta campanha é a obrigatoriedade de vacinar apenas os bovídeos (bovinos e bubalinos) de até 24 meses de idade.

Segundo dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, devem ser vacinados 675.433 animais na região dos três EDAs (Escritórios de Defesa Agropecuária) que fazem parte da região administrativa de Araçatuba – Andradina, Araçatuba e General Salgado. Em todo Estado, a vacinação deve imunizar quase 5 milhões de animais que estão na faixa de idade.

O maior número de animais a serem vacinados está na região de Andradina, com 262.242 cabeças. Em General Salgado, são 234.111 animais, no entanto, dos 21 municípios que compõem o EDA, nove não pertencem à região administrativa de Araçatuba. Na regional de Araçatuba são 179.080 animais. O levantamento do número de animais foi feito na última campanha de vacinação contra a aftosa, em novembro do ano passado.

A mudança na campanha de vacinação atende uma reivindicação do Estado ao Mapa (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que solicitou mudança no calendário, graças ao fato de não registrar nenhum caso da doença há 13 anos e de há 13 semestres a cobertura vacinal estar acima de 90%, aliada à conscientização do pecuarista e ao trabalho da CDA (Coordenadoria de Defesa Agropecuária), responsável pela sanidade animal e vegetal.

A imunização de todo o rebanho permanece obrigatória na etapa de novembro, mas a estratégia é caminhar para a retirada total da vacina. O produtor também tem de continuar comunicando tanto a quantidade de animais vacinados quanto do total do rebanho até o sétimo dia útil após o encerramento da campanha, ou seja, até o dia 9 de junho deste ano.

O lançamento oficial da campanha de vacinação foi feito ontem pelo Governo do Estado de São Paulo, em São José do Rio Preto. Junto com a campanha, o governo lançou a proposta de modelo de gestão pública em saúde animal, desenvolvido pela Unesp de Araçatuba. Trata-se do projeto “Socialização das Boas Práticas na Saúde Animal e Produção do Alimento Seguro” que tem como objetivo reconhecer e valorizar as propriedades rurais que cuidam da saúde e bem-estar dos animais e produzem alimento seguro. O projeto foi desenvolvido pelo professor Iveraldo Dutra.

A coordenação, divulgação, auditorias, inspeções, fiscalizações e assistência técnica ficarão neste início, com o EDA e EDR (Escritório de Desenvolvimento Rural) de São José do Rio Preto.