Vacinação começa na segunda

Jornal da Tarde

sex, 19/03/2010 - 8h26 | Do Portal do Governo

Crianças até dois anos serão imunizadas em conjunto com a dose contra a gripe A

Começa na segunda-feira a vacinação de crianças de até dois anos de idade contra a bactéria da meningite pneumocócica. A Secretária Estadual da Saúde espera imunizar 1 milhão de paulistas.

A vacina estará disponível em todos os postos de saúde e, a partir deste ano, será incluída no calendário de imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a coordenadora de imunização da secretaria, Helena Sato, a vacina tem um índice de eficiência superior a 90%. As doses serão aplicadas em conjunto com a da gripe A, que começará a ser disponibilizada para essa faixa etária também a partir da próxima semana. “É uma doença que, se não for diagnosticada rapidamente, poderá deixar a criança com sequelas durante o desenvolvimento”, diz.

A secretaria estabeleceu diferentes tipos de imunização, seguindo as faixas etárias. Crianças de até seis meses vão receber três doses a cada dois meses, além do reforço. As que têm entre sete e nove meses, tomarão duas doses e o reforço. Para as crianças de 10 a 13 meses, a secretaria recomenda apenas as duas doses, enquanto as de 12 a 23 meses receberão apenas uma dose.

Números

Em 2008, a Secretaria Estadual da Saúde contabilizou 84 casos da doença e 23 óbitos. No ano anterior, foi registrada a mesma quantidade de mortes, porém com um caso a mais, 85.

Com a inclusão da vacina no calendário, a expectativa da coordenadora de imunização é de reduzir a quantidade de crianças infectadas. “O número de casos está estável. Agora, vamos começar a diminuir com a vacina”, afirma Sato. Os números do ano passado ainda não foram fechados pela pasta. A vacina contra a meningite pneumocócica não costuma apresentar reações adversas.

Tira dúvidas

A bactéria causadora da meningite pneumocócica provoca, principalmente, infecções respiratórias, febre e convulsão, além de otites agudas

A vacina tem grau de eficiência superior a 90%

As doses estarão disponíveis a partir de segunda-feira

A Secretaria Estadual da Saúde espera imunizar 1 milhão de crianças com até dois anos de idade