Vacina da gripe suína para crianças só até sexta

Jornal da Tarde

qui, 17/06/2010 - 7h54 | Do Portal do Governo

Termina nesta sexta-feira, 18, o prazo para que as crianças de 2 anos a 4 anos e 11 meses tomem a primeira dose da vacina contra a influenza A (H1N1), a gripe suína. Mais de 800 mil crianças do grupo foram imunizadas em todo o Estado de São Paulo desde o último dia 25.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, mais de 19,6 milhões de pessoas já se vacinaram em São Paulo, atingindo a meta de 80%. As crianças de seis meses a 4 anos e 11 meses de idade e aquelas portadoras de doenças crônicas com idade até 8 anos precisam retornar aos postos de saúde para a tomarem a segunda dose e ficarem completamente imunizadas. A segunda dose pode ser aplicada 21 dias após a aplicação da primeira.

Grávidas e adultos de 30 a 39 anos também podem procurar os mais de 3,8 mil postos de saúde no Estado para tomar a vacina. Os locais funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h.

“É importante ressaltar que as crianças de 2 a 4 anos e 11 meses que ainda não se imunizaram devem ser levadas a uma unidade de saúde para ficar protegidos contra a gripe A. Os paulistas estão conscientes da importância da vacina e têm comparecido aos postos de vacinação”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contraindicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.