Vacina da gripe A para professor até o dia 16

Jornal da Tarde

qui, 01/07/2010 - 7h57 | Do Portal do Governo

Professores e servidores da rede pública e privada que ainda não tomaram a vacina contra a gripe H1N1 poderão se proteger da doença. Até o dia 16 de julho, os postos de saúde do estado irão imunizar educadores e quadro de apoio escolar do ensino fundamental ao médio, a partir de 40 anos. O horário de atendimento é das 8h às 17h.

Para receber a dose, é preciso apresentar documento com foto e outro que comprove o vínculo com a escola. Pode ser apresentado o holerite, a carteira de trabalho ou declaração de trabalho da unidade.

São esperadas 500 mil pessoas dessa área, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Para o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), a medida atende a uma das reivindicações da categoria quanto ao cuidado com a saúde do professor.

Grupo de risco

“Eles (os profissionais) têm contato com muitas pessoas e, por isso mesmo, maior chance de se infectar e contaminar os alunos”, explica Helena Sato, coordenadora de Imunização da SES.

De acordo com Helena, além do perigo para a saúde dos docentes e alunos, o objetivo dessa campanha também é o de evitar a licença por causa da doença. “Seu afastamento tem um impacto no andamento da escola”, afirma.

Helena garantiu que este será o último grupo alvo da campanha de vacinação antigripe A. Depois de encerrado esse período, os estoques de vacina estarão disponíveis apenas para as pessoas que apresentarem risco em caso de pandemia.