Vacina contra a gripe reduz mortalidade entre os idosos

Diário de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 25 de janeiro de 2005

qua, 26/01/2005 - 9h50 | Do Portal do Governo

Estudo feito por duas universidades paulistas indica que a campanha também diminuiu internações

Luciana Sobral

A campanha de vacinação contra a gripe voltada para os idosos – iniciada em 1999 no Estado de São Paulo – parece estar fazendo efeito no número de internações e de morte entre as pessoas acima de 60 anos. Dois estudos, realizados em parceria pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade de São Paulo (USP), indicam que a vacina está reduzindo as complicações respiratórias e a mortalidade nesta faixa etária.

Uma das pesquisas,publicada na edição deste mês da Revista Saúde Pública, analisou dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde. Os resultados revelam que entre 1980 e 1998, por exemplo, o coeficiente médio de mortes foi de 5,8 por mil homens e de 3,18 óbitos por mil mulheres. No ano 2000, estes índices mudaram para 4,72 no caso do sexo masculino e para 2,99 entre o sexo feminino.

‘Apesar de ser uma doença benigna, que não causa tantos danos à saúde, a gripe nos idosos pode ter um efeito devastador e levar à morte. Daí a importância de os mais velhos se vacinarem’, ressalta a pesquisadora Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco, da Unicamp, uma das autoras do estudo. Isso acontece, segundo ela, porque 80% dos idosos têm alguma outra doença crônica de base (diabetes, hipertensão, bronquite, etc), tornando-o mais suscetível ao efeito do vírus influenza.