Vá ao Detran sem usar o carro

Tudo será informatizado e o usuário não precisará mais sair de casa para ir ao órgão de trânsito requisitar a carta definitiva, nem entregar nova documentação

sex, 18/03/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Diário de S. Paulo

“Parabéns. Você foi bom motorista neste ano e conseguiu a carteira de habilitação definitiva.” A partir de agora, o Detran vai enviar esse telegrama para quem tira a primeira carta de motorista, avisando que o prazo da habilitação provisória venceu e que ela já pode ser renovada. Tudo será informatizado e o usuário não precisará mais sair de casa para ir ao órgão de trânsito requisitar a carta definitiva, nem entregar nova documentação, porque seu cadastro ficará arquivado.

Esta é uma das medidas com padrão de qualidade do Poupatempo que começam a ser implantadas no Detran paulista, agora vinculado à Secretaria de Gestão Pública. O decreto transferindo o órgão da Secretaria da Segurança Pública para a Pasta foi assinado ontem pelo governador Geraldo Alckmin.

“A mudança veio para facilitar a vida das pessoas. Agora, o usuário poderá agendar serviços por telefone e pela internet da sua casa. O Detran terá o mínimo de burocracia e o máximo de facilidades”, explica.

A implantação do novo sistema será gradual, diz o secretário de Gestão, Julio Semeghini, que prevê concluir a transição em 120 dias. Segundo ele, na primeira fase, será criado o novo portal do Detran e, em 60 dias, os primeiros 30 serviços já estarão disponíveis pela internet.

Com a informatização dos serviços, a tendência é a figura do despachante desaparecer gradativamente e garantir a transparência no atendimento. “O usuário poderá acompanhar todo o processo pela internet e escolher se quer retirar a documentação no Detran ou receber em casa”, diz Semeghini. Outra vantagem, segundo ele, é que as pessoas também vão gastar menos, já que todos os serviços são tabelados. “Por enquanto, apenas a taxa ainda é paga no banco.”

Para garantir a transparência, o Detran terá canais de comunicação direta com o usuário. O acompanhamento dos trabalhos visa apertar o cerco contra a corrupção e impedir a existência das “caixinhas”, tão famosas no antigo Detran.

O novo diretor do órgão, Daniel Annenberg, ex-superintendente do Poupatempo, afirma que o seu grande desafio será mudar a cultura da população e convencê-la a utilizar os serviços informatizados.