USP vai alterar data de prova que dá bônus no vestibular

Folha de S.Paulo - Sábado, 20 de setembro de 2008

sáb, 20/09/2008 - 15h09 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

A USP vai alterar a data da prova do Pasusp (Programa de Avaliação Seriada da USP), que prevê bônus na nota do vestibular aos alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo.

O motivo é que a data já divulgada -19 de outubro- coincide com o dia da primeira fase do vestibular da UFABC (Universidade Federal do ABC).

A USP consultou ontem a Secretaria Estadual da Educação e o exame deve acontecer agora em 9 de novembro -duas semanas antes da primeira fase da Fuvest, que será no dia 23. Segundo a assessoria de imprensa da universidade, a instituição aguarda um ofício da pasta com a confirmação.

Procurada, a secretaria disse, por meio de sua assessoria, que não haverá nenhum problema para fazer a mudança.

Acordo

Em maio, dirigentes dos vestibulares das universidades públicas paulistas, da PUC-SP e da PUC-Campinas se reuniram para definir em conjunto as datas de seus processos seletivos para que não houvesse nenhuma coincidência.

“Ficamos muito surpresos quando a USP divulgou o dia da sua prova de avaliação seriada na mesma data da nossa prova porque havia um acordo sobre isso”, afirma o reitor da UFABC, Adalberto Fazzio.

O convênio assinado entre a USP e a secretaria prevê que o exame seja aplicado somente aos estudantes do terceiro ano do ensino médio deste ano e em caráter experimental. A pontuação obtida na prova pode render uma bonificação de até 3% na nota da Fuvest. Cerca de 50 mil estudantes vão participar do Pasusp -o prazo de inscrição já foi encerrado.

Segundo Fazzio, a coincidência de datas prejudica o aluno da rede pública. “Metade das 1.500 vagas da UFABC são destinadas aos estudantes de escola pública. Pode acontecer de muitos desistirem da UFABC por causa do bônus na Fuvest”, afirma o reitor.

Aluna do terceiro ano do ensino médio em uma escola estadual de Itaquaquecetuba (Grande SP), Iris Maria Fernandes Oliveira, 17, lamenta a coincidência de datas. Ela se inscreveu na UFABC e também no Pasusp. “Se eu tiver que escolher entre uma delas, vou preferir a UFABC porque estarei disputando uma vaga mesmo. Para conseguir os 3% de bônus, é preciso acertar toda a prova, o que será bem difícil.”

As inscrições para o vestibular da UFABC que acabariam ontem foram prorrogadas até a próxima quinta, dia 25. Os candidatos devem se inscrever pelo site www.vunesp.com.br.