USP terá 18 novos cursos. Dez na Zona Leste

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 20 de maio de 2004

qui, 20/05/2004 - 9h27 | Do Portal do Governo

Apenas no campus da Zona Leste – com inauguração prevista para o início de 2005 -, serão 1.020 vagas. Entre as novas carreiras a serem ministradas lá, estão gestão ambiental, sistemas de informação, marketing, turismo e tecnologia têxtil. A Cidade Universitária ganhará o curso de design

RENATA CAFARDO

A Universidade de São Paulo (USP) aprovou anteontem à noite 18 novos cursos de graduação. Dez deles – num total de 1.020 vagas – serão oferecidos no campus da Zona Leste, que ficará pronto no início de 2005. Os outros oito não têm prazo para começar, porque dependem de repasses complementares de verbas do governo estadual. Um desses cursos é o de design, que será dado na Cidade Universitária, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA), em conjunto com a Escola Politécnica (Poli) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

Os novos cursos da USP Leste são gestão ambiental, sistemas de informação, gestão de políticas públicas, marketing, licenciatura em ciências da natureza, lazer e turismo, tecnologia têxtil e da indumentária, ciências da atividade física, gerontologia e obstetrícia.

Líder comunitário da região, Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, aprovou os cursos escolhidos, embora acredite que, mais tarde, medicina e engenharia possam ser oferecidos no novo campus. Segundo ele, uma pesquisa da Prefeitura já identificou a área têxtil como a que caracteriza a Zona Leste.

‘A expectativa de vida também tem crescido e não está sendo possível atender todos os idosos’, diz, referindo-se ao curso de gerontologia.

Uma pesquisa realizada pela própria USP com estudantes de ensino médio da Zona Leste constatou que a maioria gostaria de cursar engenharia, medicina e direito no novo campus. O estatuto da instituição, no entanto, proíbe a duplicação de cursos em campi localizados numa mesma cidade. As aulas na USP Leste ocorrerão pela manhã, à tarde e à noite. Cada curso terá, no mínimo, 60 vagas.

Segundo o reitor da USP, Adolpho José Melfi, a instituição está pedindo ao governo verbas complementares para as outras 350 vagas aprovadas. São cursos de economia empresarial e controladoria, enfermagem e administração, no campus de Ribeirão Preto, e física computacional e ciências físicas e modulares, em São Carlos. Em Ribeirão, também foram criadas quatro habilitações em química.