USP-Ribeirão vai assessorar saúde pública em 4 regionais

Folha de São Paulo, terça-feira, 5 de agosto de 2008

ter, 05/08/2008 - 14h27 | Do Portal do Governo

Professores e alunos da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto vão participar diretamente da elaboração de pesquisas, projetos e metas de trabalho nos DRS (Departamentos Regionais de Saúde) de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos.

A parceria, chamada de Projeto de Apoio Permanente da USP aos DRS, prevê uma assessoria direta do Departamento de Medicina Social da faculdade em ações como novas estratégias voltadas à medicina preventiva e à vigilância epidemiológica.

“A prevenção de doenças é, geralmente, esquecida. Se não houver um planejamento, vamos ficar a vida inteira apagando incêndios”, diz a coordenadora Maria do Carmo Caccia-Brava.

Oito docentes e 12 assessores (alunos de pós-graduação e outros profissionais) fazem parte do projeto, criado pela Secretaria de Estado da Saúde. Outras oito faculdades públicas vão fazer o mesmo, cobrindo todos os DRS do Estado. Cada uma das oito faculdades receberá, por ano, R$ 200 mil em verbas a serem usadas nas pesquisas.

Folha de São Paulo

(C.C.)