USP recruta mulheres com artrose de joelhos

Repórter Diário/ABC

ter, 26/05/2009 - 8h39 | Do Portal do Governo

A Reumatologia do HC (Hospital das Clínicas) da Faculdade de Medicina da USP recruta mulheres com artrose de joelhos para participarem de pesquisa. O objetivo é avaliar os benefícios do treinamento físico em academia com o uso da creatina (suplemento esportivo utilizado por atletas), cuja função é melhorar a potência muscular.

Para participar, a voluntária precisa ter de 50 a 60 anos de idade, estar na menopausa, ter diagnóstico comprovado e apresentar radiografia compatível com a doença. Segundo o reumatologista, Manoel Neves, responsável pelo estudo, as pacientes selecionadas serão submetidas a exames clínicos e realizarão atividades físicas por um período de três meses sob a supervisão de médicos, professores de educação física e nutricionistas.

As aulas acontecerão três vezes por semana e serão realizadas no Laboratório de Avaliação e Condicionamento em Reumatologia do Instituto Central do Hospital das Clínicas (avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, 4º andar, próximo à estação Clínicas do metrô, São Paulo). As interessadas devem ligar para o telefone 3069-8022, das 7h às 10h, de segunda à sexta-feira, e falar com Cleonice. A seleção acontecerá até o dia 12 de junho. As vagas são limitadas.