USP Leste inaugura três prédios e anexo

Jornal da Tarde - Quinta-feira, 17 de novembro de 2005

qui, 17/11/2005 - 12h30 | Do Portal do Governo

DANIEL GONZALES

Prédios que somam 27 mil m2 de área construída serão inaugurados terça, com novas salas de aula, de informática e laboratórios, além de biblioteca e anfiteatros. Alunos reivindicam estação de tremTrês novos edifícios e um anexo de um prédio já existente, que somam 27 mil m2 de área construída, serão inaugurados na terça-feira, dia 22, no campus da USP Leste. Serão abertos um edifício chamado Módulo Didático Principal 1; o Módulo da Biblioteca, composto por um prédio que abrigará livros e salas de leitura e mais outro edifício para os anfiteatros; e um anexo do chamado Módulo Didático Inicial, que funciona perto da entrada do campus.

Para o ano que vem, está prevista a inauguração dos dois últimos edifícios que completarão a planta do campus da USP Leste, assinada pelo arquiteto Sylvio Sawaya: o Módulo Didático Principal 1 e o Módulo de Serviços. A área total do campus é de 260 mil metros quadrados.

Entre as instalações que serão inauguradas terça-feira estão o novo bloco do Módulo Didático Inicial, com 2.354 m2 de área construída, que serão acrescentados ao edifício onde hoje funcionam as salas de aula do primeiro ano dos cursos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Este anexo terá novas salas de aula, de informática e laboratórios.

Para o novo módulo didático principal serão transferidas as salas de aula, laboratórios, salas de professores e outros serviços para o segundo, terceiro e quarto anos dos cursos. Esse prédio, um dos maiores do campus, terá 18 mil m2 de área construída. A Biblioteca da USP Leste ficará em um prédio exclusivo, com 7,2 mil m2 de área construída. O bloco do anfiteatro, próximo dali, vai abrigar, na verdade, três deles: um com capacidade para 360 lugares e dois com capacidade para 200 espectadores cada um. Hoje, estudam na USP Leste 1.020 universitários.

A procura pelos dez cursos dobrou para o próximo vestibular da Fuvest, em relação ao exame do ano passado, o primeiro que selecionou estudantes para o novo campus. Não haverá a criação de novos cursos na USP Leste no próximo ano. Os estudantes também continuam reivindicando a construção da Estação USP Leste da CPTM, na Linha F, que passa perto da universidade e que também faz parte do projeto inicial. Por causa de atrasos na licitação – empresas não selecionadas entraram na Justiça questionando o processo -, a obra deve ser entregue apenas em novembro de 2006.