USP Leste fica pronta em janeiro

Diário de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 17 de dezembro de 2004

sex, 17/12/2004 - 9h32 | Do Portal do Governo

Universidade anuncia para o dia 25 de janeiro a inauguração do Campus da Zona Leste, que passará a ministrar cursos a partir do início do ano letivo

LUCIANA ACKERMANN

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou ontem que o Campus Leste será inaugurado no dia 25 de janeiro, data do 451º aniversário da Capital. As obras de acabamento estão em andamento e deverão estar concluídas até o final deste ano, de acordo com a universidade. Localizado no bairro de Ermelino Matarazzo, próximo ao Parque Ecológico do Tietê, estudarão no novo campus 1.020 alunos aprovados no processo seletivo da Fuvest.

Dos 5.894 inscritos para estudarem no campus, 80% deles são moradores dos bairros da Zona Leste.

A criação do campus foi decidida há três anos pela diretoria da USP. Os 10 cursos oferecidos foram criados com base em levantamento socioeconômico da região e nas necessidades dos moradores.

Os cursos

São os seguintes os cursos do campus: Arte e Tecnologia (60 vagas), Gestão Ambiental (120), Marketing (120), Ciências de Atividade Física (60), Gerontologia (60), Obstetrícia (60), Ciências da Natureza (120) e Sistemas de Informação (180). As aulas serão ministradas nos três períodos (matutino, vespertino e noturno) com turmas de 60 alunos por classe.

A primeira etapa do projeto de implantação física inclui um conjunto de edifícios integrados, auditório e demais instalações de apoio com um total aproximado de 48 mil metros quadrados. A principal finalidade do Campus Leste, segundo a universidade, é atender a uma região carente de cursos superiores e que tem maior concentração populacional da cidade de São Paulo, com cerca de 4 milhões de habitantes.