USP-Leste: estação sai daqui a um ano

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 24 de agosto de 2005

qua, 24/08/2005 - 10h43 | Do Portal do Governo

Camilla Haddad

Secretário estadual dos Transportes, Jurandir Fernandes, disse que contrato será assinado em dez diasConfirmado: quando os estudantes da USP Leste voltarem às aulas, no segundo semestre do ano que vem, terão uma estação de trem à porta da universidade. Segundo o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a licitação terminou e, em 10 dias, o contrato será assinado para início das obras.

Atualmente, os universitários que não vão de carro são obrigados a descer na estação Engenheiro Goulart da Linha F (Brás-Calmon Viana) e de lá são transportados até o campus por uma van – oferecida gratuitamente pela USP.

Segundo Fernandes, a nova estação USP-Leste será incorporada à linha F, entre as estações Engenheiro Goulart e Comen dador Ermelino. Ainda neste projeto estão previstas a entrega de outras duas estações no mesmo trecho: Jardim Helena e Jardim Romano.

Para o gerente de projeto estratégico da Linha F, Saulo Pereira Vieira, o objetivo de acrescentar mais essas três estações é, em um primeiro momento, de melhorar o acesso a 30 mil passageiros que hoje encontram dificuldades para ‘tomar um trem’. ‘Vamos reduzir um espaço vazio, já que na região a extensão entre uma estação e outra é de 3 a 4 quilômetros’, disse.

Ao todo, segundo Vieira, serão investidos R$ 150 milhões no projeto das novas estações, que incluem a reforma em 49 trens.

O intervalo de trens também deve diminuir de 9 para 7 minutos. Hoje, a linha F transporta12 mil passageiros por dia ao longo dos 39 km de sua extensão.