USP inaugura nova clínica dentária

Jornal da Tarde - Terça-feira, 11 julho de 2006

ter, 11/07/2006 - 10h40 | Do Portal do Governo

FERNANDA ARANDA

São 96 consultórios com capacidade para atender 1.200 pacientes por dia

O Bairro Butantã, Zona Oeste da Capital, ganha hoje uma clínica com 96 consultórios de dentista e capacidade de oferecer até 1.200 consultas por dia. Criado pela Faculdade de Odontologia da USP (Fousp), o serviço será gratuito para os moradores da região e custou cerca de R$ 5 milhões.

A clínica foi construída em uma área de 4.300 m2 e as obras demoraram mais de 20 anos para serem concluídas. O tratamento odontológico será oferecido pelos 728 alunos da graduação de odontologia da USP, supervisionado por 170 professores do curso. “É uma via de mão dupla. Os estudantes aprendem na prática e os pacientes ganham excelência no atendimento”, garantiu o diretor da Fousp, Carlos de Paula Eduardo. Apesar da inauguração, a primeira consulta só será realizada dia 1º de agosto, devido às férias escolares.

O serviço de odontologia da USP já é oferecido no Hospital Universitário (HU) e atende diariamente 500 pacientes, junto com outras especialidades médicas. Com a clínica exclusiva, será possível dobrar a quantidade de consultas. O prédio pode abrigar até 205 salas e para chegar ao número total, a Fousp espera firmar parcerias com entidades privadas. “Até o final do ano, pretendemos estar com plena capacidade de atendimento”, afirmou o diretor da Fousp.

Serão oferecidas as especialidades de odontopediatria, cirurgia, restauração, tratamento de canal e gengiva. Os futuros dentistas estão ansiosos para começar a trabalhar. “Esperamos muito, pois finalmente vamos ter acesso aos aparelhos de alta tecnologia”, afirmou o estudante do último ano do curso (são seis no total) Zilson Malheiro.

Para receber o atendimento, o paciente precisa fazer um cadastro e passar por uma triagem. A preferência de atendimento é para moradores do Butantã. Mas a clínica possui cinco consultórios de emergência, que funcionam das 8h às 22h, e não restringem as consultas.

Por enquanto, o cadastro é feito pelo telefone (11) 3091-9400. De acordo com a Fousp, em até três meses, a marcação de consulta será por Call Center, ainda sem número definido.