USP ganha unidade de transplante de fígado

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2005

qui, 17/02/2005 - 9h06 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas HC, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP, em Ribeirão Preto, inaugurou ontem a sua primeira Unidade Especial de Transplante de Fígado. Iniciado em maio de 2001, o Programa de Transplantes de Fígado, que vinha funcionando em unidades de internação da Clínica Cirúrgica, do Centro de Terapia Intensiva e da Clínica Civil, realizou 27 transplantes. Com a Unidade Especial, equipada com sete leitos no 10º andar do HC, o número de transplantes deve aumentar, o que diminuirá a fila de espera. Atualmente são cerca de 100 pessoas de várias regiões do Estado de São Paulo e de outros também.

‘Com essa unidade teremos mais leitos e mais qualidade no atendimento aos pacientes’, disse o coordenador do Programa de Transplantes de Fígado e da Unidade Especial, Orlando de Castro e Silva Júnior. O novo espaço fica numa área isolada e específica para pacientes à espera de doadores ou em recuperação pós-operatória. O corpo clínico aumentou entre 30% e 40% (agora são cinco médicos, sete enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, um fisioterapeuta, um assistente social e um oficial administrativo).

Segundo Silva Júnior, antes eram realizados, em média, 15 transplantes por ano. Agora, o potencial é para até 40 cirurgias no mesmo período. Ele explicou que a média de sobrevida após os transplantes, tanto em Ribeirão Preto (desde 2001) quanto no Estado, gira em torno de 70%, para os casos de cirurgias em adultos. Entre junho e outubro de 2004, dos oito transplantados, dois morreram, o que indica sucesso de 75%.

Um homem de 61 anos foi o primeiro a utilizar a Unidade Especial. Ele recebeu um novo fígado na segunda-feira e está em fase de recuperação.