USP firma parceria com SAS para sua área de energia

Valor Econômico - Quarta-feira, 18 de julho de 2007

qua, 18/07/2007 - 11h30 | Do Portal do Governo

Valor Econômico

Um ano de negociações e algum esforço de lado a lado juntaram a multinacional americana de softwares SAS e a área de energia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Pelos próximos dois anos, a companhias dos EUA irá fornecer software, material e suporte para que esse departamento da USP instale o Centro de Estudos em Análise de Riscos, cujo objetivo é desenvolver pesquisas e formar profissionais que possam ajudar a reduzir deficiências do setor energético do país.

Além de ser automaticamente renovável por mais dois anos, o acordo também possibilitará aprimoramento na ferramenta do SAS, que já comercializou suas soluções para companhias como CPFL Brasil, braço de comercialização da CPFL Energia, e Cemig . “É a primeira parceria que estabelecemos na área de energia com uma universidade no mundo”, conta Érica Rolim, diretora de marketing do SAS.

Multinacional que fatura globalmente US$ 2 bilhões por ano, a empresa mantém vínculos com mais de 2 mil universidades mundo afora. E esse modelo de parceria é fruto de uma experiência realizada na África do Sul para a área financeira. A companhia, contudo, não revela dados regionais e locais, além de não detalhar qual foi o investimento necessário para viabilizar a parceria com a USP.

O centro terá condições de mensurar diversos riscos inerentes ao negócio de energia. Vai desde desabastecimento, passando por questões regulatórias, ambientais e de mercado. “Houve uma evolução no setor elétrico e o risco virou um tema importantíssimo”, conta Marco Antonio Saidel, professor da Escola Politécnica e coordenador do grupo de energia.

De acordo com Carlos Tholt, gerente executivo para o mercado brasileiro de energia da SAS, o software de gestão de risco tem perto de 25 anos e já foi usado por grandes instituições financeiras do mundo. “O ABN e o Merrill Lynch já utilizaram essa ferramenta”, conta Tholt, acrescentando que a maior virtude dessa solução é sua flexibilidade.

Com 30 anos de mercado, o SAS está presente no Brasil há uma década. E emprega por aqui perto de 120 pessoas em escritórios em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro. Além disso, a operação brasileira também abrange os negócios na Argentina e no Chile. No mundo, a companhia atua em 105 países.