USP faz nova versão de tabela de alimentos

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Terça-feira, 23 de novembro de 2004

ter, 23/11/2004 - 10h16 | Do Portal do Governo

Simone Iwasso

Um banco de dados atualizado com informações nutricionais de cerca de 1.800 alimentos consumidos no País está disponível na internet desde ontem, no site www.fcf.usp.br/tabela. A nova versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos foi disponibilizada pelo Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP).

A nova versão, chamada 4.1, tem um sistema de busca por alimentos ou nutrientes – na tabela anterior os itens estavam relacionados em grandes grupos. Por exemplo, ao digitar a palavra arroz, o site mostrará uma lista com as informações sobre arroz, ao natural, cozido ou industrializado.

Outro diferencial é a possibilidade de saber as quantidades de nutrientes segundo medidas caseiras, como xícaras, colheres de sopa ou conchas. ‘Com os dados disponibilizados também por medidas caseiras, fica mais fácil para o usuário fazer a dieta de acordo com suas necessidades’, explica a professora Elizabete Wenzel de Menezes, uma das coordenadoras da tabela.Segundo ela, além de nutricionistas, médicos e outros profissionais da saúde, pessoas leigas também podem se beneficiar do site. ‘Vai servir para qualquer pessoa que busca uma alimentação saudável. Ela pode pesquisar, por exemplo, qual alimento possui maior teor de fibra, menos gordura, baixo teor de lipídios, calorias entre outros’, afirma.

A tabela traz alimentos industrializados, como sopas prontas, macarrões, salgadinhos, e alimentos crus, cozidos ou congelados.Todos os que estão na lista fazem parte da alimentação do brasileiro. Segundo a professora Elizabeth, a tabela foi a primeira da América Latina a ser disponibilizada na internet, em 1998.