USP está entre as 200 melhores no ranking anual do ‘Times’

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 1º de Novembro de 2005

ter, 01/11/2005 - 11h56 | Do Portal do Governo

Universidade é a 1.ª da América do Sul e a 2.ª latina; levantamento avalia produção científica e projetos no exterior, entre outros itens

A Universidade de São Paulo (USP) está entre as 200 melhores do mundo, segundo 2.375 acadêmicos de vários países, consultados para a elaboração do ranking anual do Suplemento de Educação do jornal britânico The Times.

A USP aparece no fim da lista, em 196º lugar, mas é a única instituição sul-americana e a segunda latino-americana. A primeira universidade da América Latina a integrar o ranking foi a Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), que subiu da 195ª posição para 95ª no Times Higher’s 2005 World University Rankings (THES).

A citação da USP surpreendeu o pró-reitor de Pesquisa da universidade, Luiz Nunes de Oliveira, que conhecia esse ranking só como um indicador de prestígio junto aos acadêmicos: ‘Atentamos mais para rankings que consideram a produção científica, o número de citações de artigos e outros critérios mais objetivos.’

O Times, no entanto, passou a levar em conta esses critérios a partir deste ano. O THES considerou também o número de professores por aluno, projetos no exterior e a boa imagem dos recém-formados entre empregadores.

Segundo Oliveira, a USP aparece bem colocada também no ranking da Shangai Jiao Tong University, que ‘tem critérios bem rígidos sobre produção científica e citações de artigos por revistas como Science e Nature’.

Nesse ranking, organizado em cinco blocos das 500 melhores do mundo, a USP aparece no segundo bloco. ‘No ano passado estávamos na categoria de 150 a 200 melhores e neste ano subimos para a categoria de 100 a 150 melhores’, explicou o pró-reitor.

O FENÔMENO ASIÁTICO

O THES 2005 mostrou o domínio dos americanos entre as 20 melhores universidades, com Harvard e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em 1º e 2º lugares. No grupo de elite, 12 são dos EUA, 5 da Europa (4 britânicas e 1 francesa), 1 chinesa (Pequim), 1 japonesa (Tóquio) e 1 australiana (Melbourne). No grupo de 200 melhores, as asiáticas despontaram como as mais vigorosas na avaliação do Times.

As 10 mais do ‘Times’ e as 2 latinas

1. Harvard University (EUA)

2. Massachusetts Institute of Technology (EUA)

3. Cambridge University (GB)

4. Oxford University (GB)

5. Stanford University (EUA)

6. University of California, Berkeley (EUA)

7. Yale University (EUA)

8. California Institute of Technology (EUA)

9. Princeton University (EUA)

10. École Polytechnique (França)

96. Universidad Nacional Autónoma de México (México)

196. Universidade de São Paulo