USP elabora projeto de incentivo à pesquisa

Gazeta Mercantil - Quarta-feira, dia 3 de maio de 2006

qua, 03/05/2006 - 10h24 | Do Portal do Governo

São Paulo, 3 de Maio de 2006 – A diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano, Mayana Zatz, que no início deste ano assumiu a Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), quer orientar sua gestão para a aproximação com o setor empresarial. Para ela, é fundamental ao Brasil reduzir a distância existente entre o laboratório de pesquisa e o mercado. “Com o apoio e a base empresarial, o pesquisador não só terá mais recursos disponíveis, mas também a estrutura necessária para desenvolver seus projetos”, afirma. Na percepção da professora, muitas vezes o cientista carece de apoio técnico e administrativo, o que acaba atravancando o andamento dos trabalhos científicos. A estrutura empresarial, portanto, serviria como facilitador.

Para tentar chamar a atenção ao assunto, Mayana Zatz e sua equipe estão elaborando um projeto de lei de incentivo à pesquisa em ciência e tecnologia. Basicamente, será um dispositivo de renúncia fiscal, que, ela espera, motivará empresários a investir nessas áreas. “Será como a Lei Rouanet, só que voltada para o desenvolvimento de projetos em ciência e tecnologia”, explica. Segundo ela, as linhas gerais do projeto já estão definidas, restando agora sua redação em forma de projeto de lei. A professora confia que o incentivo servirá como ponte entre o pesquisador e a empresa, e que o volume de recursos captados corresponderá ao objetivo proposto no projeto.

A pró-reitora ressalta também as dificuldades jurídicas impostas à vida científica. A burocracia é outro obstáculo a ser vencido. “O material genético que vem de outros países, e que não tem qualquer valor comercial, pára na alfândega e demora dias e até semanas para ser liberado. A dificuldade com a importação acaba com os cronogramas estabelecidos para a pesquisa”, afirma. A racionalização nos trâmites relacionados à pesquisa será outra bandeira de sua administração à frente da Pró-Reitoria.

Mayana Zatz é bióloga, com mestrado e doutorado em genética médica pela USP e pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). Com diversos trabalhos científicos publicados pelo mundo, cumula ainda as funções de professora titular de Genética no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da USP, de membro titular da Academia Brasileira de Ciências e de pesquisadora do CNPq.

(Sérgio Aguiar Matos)