USP dispõe de vagas para transferência

A Tribuna - Terça-feira, dia 23 de maio de 2006

ter, 23/05/2006 - 15h12 | Do Portal do Governo

Estudantes de cursos superiores, inclusive do exterior, poderão participar do Exame de Transferência – 2007 a ser realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Oferecem-se 498 vagas: 371 na área de Exatas, 82 na de Humanidades e 45 na de Biológicas.

  A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP destinará outras vagas para os cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História. O número constará de edital a ser publicado pela instituição.

  A promoção do processo seletivo caberá à Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).

  O manual do candidato e o pagamento da taxa de inscrição custarão R$ 85,00. O pagamento deverá ser feito de 21 a 23 de junho, nas agências do Banespa indicadas.

  Haverá mais 16 vagas na unidade mantida pela USP em São Carlos, no interior do Estado. Delas, 14 serão reservadas ao Instituto de Física, e duas, ao de Química. Neste caso, o concurso para a transferência será promovido por escolas que não participam da prova de pré-seleção da Fuvest.

  Mesmo alunos com matrícula trancada poderão disputar o ingresso nos cursos da USP, porém, deverão estar regularmente matriculados no primeiro semestre de 2007 para concretizar a transferência. Estudantes de cursos sequenciais não poderão concorrer às vagas.

Pré-seleção

  O processo seletivo organizado pela Fuvest consistirá em duas fases. Na primeira, em 30 de julho, será aplicada uma prova de pré-seleção com 80 questões. Nela, todos os candidatos responderão a questões de línguas (Português e Inglês).

  Haverá perguntas específicas conforme a área em que o concorrente se inscrever: os da área de Biológica passarão por testes de Genética e Bioquímica; os de Exatas serão submetidos a conhecimentos de Física e Matemática; e os de Humanas, de Cultura Contemporânea.

  Três candidatos por vaga serão classificados para a fase seguinte. A divulgação de datas, regras e unidades em que ocorrerão os testes dessa etapa constarão em editais nas respectivas seções de alunos.

  Para os cursos de Artes Cênicas, Artes Plásticas, Música e superior de Audiovisual da Escola de Comunicações e Artes da USP, serão promovidos oito inscritos por vaga.

Datas

  Os locais dos exames de pré-seleção serão divulgados em 21 de julho. Em 12 de agosto, haverá o anúncio da lista de convocados para a segunda etapa das provas. Em 21 e 22 de agosto, ocorrerão a entrega de documentos nas seções de alunos e a revelação de datas e locais para a segunda fase de testes.

  Mais informações podem ser obtidas na internet (www.fuvest.br).

Calendário de inscrições e provas

As seguintes agências do Banespa receberão o pagamento pela compra do manual do candidato e pela taxa de inscrição:

Capital — Cidade Universitária — Avenida Professor Luciano Gualberto, s/nº

Bauru — Avenida Octávio Pinheiro Brizolla, 9-75

Piracicaba — Avenida Pádua Dias, 11

Pirassununga — Avenida Duque de Caxias – Norte, 225

Ribeirão Preto — Avenida Bandeirantes, 3.900

São Carlos — Avenida Trabalhador São-Carlense, 400

Os postos de inscrição, que abrirão de 21 a 23 de junho das 11 às 17 horas, serão instalados nas seguintes unidades da USP:

Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) — Bauru — Avenida Octávio Pinheiro Brizolla, 9-75

Engenharia (Esalq) de Piracicaba — Piracicaba — Avenida Pádua Dias, 11

Pirassununga — Prédio central da Prefeitura do campus — Pirassununga — Avenida Duque de Caxias – Norte, 225

Ribeirão Preto — Forp — Avenida do Café, s/nº (entrada do campus)

Engenharia Mecânica (Eesc) de São Carlos — São Carlos — Avenida Trabalhador São-Carlense, 400

Capital — Cidade Universitária — Instituto de Matemática e Estatística (IME/USP) — Rua do Matão, 100

Fonte: Fuvest (www.fuvest.br)